Visita ‘ad limina’ 2010
Amanhã, 11 de Novembro, nosso bispo diocesano, Dom Afonso Fioreze, CP e o reitor do Santuário de Santo Antônio, em Santo Antônio do Descoberto-GO, Pe. Marcelo José Vieira Júnior, irão ao Vaticano em Visita Ad Limina Apostolorum ao Papa Bento XVI juntamente com os demais bispos do Regional Centro Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins). O reverendo de Santo Antônio foi convidado e estará entre os bispos e o Sumo Pontífice.
O pároco de Santo Antônio levará de presente ao Papa Bento XVI uma livro com a assinatura dos fiés de sua paróquia. Além do Pe. Marcelo, outros padres das demais dioceses do regional comporão a delegação que embarcará amanhã, com escala em Lisboa. A vista durará dez dias dias.
De acordo com o bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, o Papa Bento tem informações sobre todoas as dioceses e certamente abordará algumas delas com os bispos nos encontros pessoais. Dom Wilk, bispo bastante experiente, afirma ainda que todos os bispos poderão pedir a opinião do Papa acerca do seu pastoreio, ou seja, dos trabalhos pastorais na diocese.
Os bispos celebrarão Santas Missas nas Basílicas Maiores de Roma: São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora e São João de Latrão. A programação prevê ainda visitas às escavações arqueológicas debaixo da Basílica de São Pedro, onde está o túmulo do primeiro papa.
No dia 29 de Outubro o site da Arquidiocese de Goiânia publicou o texto explicativo sobre a visita Ad Limina Apostolorum escrito pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, CP. No texto, Dom Washington Cruz diz que Desde os primeiros tempos, a Igreja foi cimentando-se sobre a base de uma estreita união espiritual e formal entre os Apóstolos e seus sucessores. A visita ad limina é a expressão atual dessa íntima relação e comunhão na fé e na missão. O costume dos bispos peregrinarem a Roma é muito antigo; data já do século IV e mais tarde, o Papa Xisto V em 1585, a institucionalizou e dispôs a forma de realizá-la. Segundo a legislação eclesiástica vigente, os bispos residenciais devem ir, cada cinco anos a Roma, para honrar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e encontrar-se com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma. A última visita ad limina dos bispos do Brasil foi em 2002-2003. A visita, com seus diferentes momentos, tem um significado bem claro para mim como bispo e para nossa Arquidiocese. Significa uma ocasião privilegiada para avivar meu sentido de responsabilidade como sucessor dos apóstolos e fortalecer minha comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa. E para nossa Igreja diocesana é uma ocasião para consolidar, por meu intermédio, os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma, e com toda a Igreja do Senhor. Assim se tornarão visíveis e ficarão, sem dúvida, fortalecidas a unidade e a comunhão que nos unem aos bispos, sucessores dos apóstolos, com o papa, sucessor de Pedro, e as Igrejas locais com a Igreja primaz de Roma e com o resto das Igrejas particulares. Como vosso bispo e pastor, viajo a Roma com um profundo sentimento de filial e fraternal comunhão afetiva e efetiva para com o Santo Padre e para com toda a Igreja, para reforçar os laços de fé, esperança e caridade com o papa Bento XVI e com a Igreja Universal. O papa é o sucessor de Pedro e o vigário de Cristo na terra. Não importa que ele seja bonito ou feio, alto ou baixo, estrangeiro ou brasileiro. Para realizar sua urgente tarefa, necessita do apoio e do carinho de todos os fiéis católicos, especialmente agora, diante de tantos ataques à sua pessoa e ao que representa. Não se trata de pensar o que o papa pode fazer por nós, mas o que podemos fazer pelo papa. Rezemos pelo Santo Padre e pelo feliz êxito da visita ad limina dos bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, de 11 a 20 de novembro 2010. (FRASE-DESTAQUE) “A visita ad limina, para nossa Igreja diocesana, é ocasião para consolidar, por meu intermédio, os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.” Adaptação do Texto: Devanilson Álvares de Souza FONTE: http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/site/arcebispo/palavra/1290-visita-ad-limina-2010-novembro-2010.html O Descoberto (Jornal) Novembro de 2010 - ANO XV nº 175, p. 10. |
0 comentários:
Postar um comentário
DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA