CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sábado, 20 de novembro de 2010

Bento XVI cria 24 novos cardeais: Grandeza na Igreja não está no domínio, mas no serviço

O Papa Bento XVI presidiu, hoje de manhã, na Basílica de São Pedro o Consistório no qual criou 24 novos cardeais, entre eles quatro do continente americano. Em sua homilia recordou que o critério de grandeza na Igreja não está no domínio nem o poder mundanos, a não ser no serviço ancorado no amor de Cristo. Entre os novos cardeais, quatro são do continente americano, e um deles é o arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Dom Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, recebeu o anel de cardeal e o barrete vermelho, que simboliza o sangue dos mártires. Bento XVI disse aos novos cardeais que na igreja "ninguém é patrão", e destacou que os membros da instituição foram escolhidos para servir, e não para serem servidos. Com a ordenação de dom Raymundo, o Brasil passa a ter agora nove cardeais.

No rito de criação dos novos membros do Colégio Cardinalício o Papa leu a fórmula respectiva, proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais e o Cardeal Angelo Amato dirigiu umas palavras de agradecimento ao Santo Padre.

Depois do Evangelho Bento XVI pronunciou uma homilia e continuando com o rito os cardeais fizeram a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores. Seguidamente se ajoelharam ante ele para receber o barrete cardinalício e intercambiar o abraço da paz.

Em sua homilia, o Papa explicou o especial vínculo de comunhão que une aos cardeais com o Sucessor de Pedro no serviço a Deus e a Igreja. O Papa se referiu à passagem evangélica na que o Senhor explica aos Apóstolos que para o primeiro ser entre os crentes é necessário colocar-se ao serviço dos outros e descartar a visão mundana do poder e as honras; e abraçar em troca a Cruz e a humilhação que esta suporta.

"Qual é então o caminho que deve percorrer quem quer ser discípulo? É o caminho do Mestre, é o caminho da total obediência a Deus. Por isso Jesus pergunta a Tiago e João: estão dispostos a compartilhar minha opção de cumprir até o final a vontade do Pai? Estão dispostos a caminhar este caminho que passa pela humilhação, o sofrimento e a morte por amor? Os dois discípulos com sua resposta firme: ‘estamos’, mostram que não entenderam o sentido real disto que os propôs seu Mestre", explicou o Santo Padre.

Depois de precisar que "nas mãos do Pai Celestial, o homem não deve calcular, deve simplesmente abandonar-se a Deus, sem reclamar, conformando-se à Sua vontade", o Papa Bento XVI indicou que a vocação para "estar com Jesus" recorda "com claridade que todo ministério eclesiástico é sempre resposta a um chamado de Deus, não é nunca fruto do próprio projeto ou de uma ambição própria, mas é conformar a própria vontade a do Pai que está nos Céus, como Cristo em Getsêmani".

Cristo, disse o Papa Bento, indica o ponto de referência para todo cristão: o serviço concretizado na entrega total por amor na Cruz, no dom da vida entregue como "resgate", como redenção por muitos: "é uma mensagem que vale para toda a Igreja, vale sobre tudo para aqueles que têm como tarefa a guia do Povo de Deus".

Dirigindo-se aos novos cardeais, o Santo Padre assinalou que para servir a Deus e sua Igreja é necessário "ancorar-se radical e mais profundamente em Cristo. A relação íntima com Ele, que transforma sempre a vida e nos faz dizer como São Paulo ‘vivo eu mas não sou eu, é Cristo que vive em mim’, constitui a exigência primária para que nosso serviço seja sereno e alegre e possa dar o fruto que espera o Senhor de nós".

O Papa pediu logo rezar pelos novos cardeais e assinalou que amanhã domingo, Solenidade de Cristo Rei, entregará aos novos cardeais o anel cardinalício. Seguidamente fez votos para que Deus sustente "os novos Cardeais no esforço de serviço à Igreja, seguindo Cristo desde a Cruz, inclusive, se for necessário, até a efusão do sangue, dispostos sempre, como dizia São Pedro na leitura proclamada, a responder a qualquer um que pergunte pela razão da esperança que está em nós".

O Papa leu em latim cada um dos nomes dos "príncipes da Igreja", o que provocou fortes aplausos entre os assistentes e sorrisos dos novos cardeais. Com suas novas vestes vermelhas - um símbolo da vontade de dar o sangue pela Igreja - os cardeais entraram na basílica em uma procissão, enquanto eram saudados pelos assistentes e pela música de um órgão.

"A Maria Mãe da Igreja, confio os novos cardeais e seu serviço eclesiástico, para que, com ardor apostólico, possam proclamar a todas as pessoas o amor misericordioso de Deus. Amém", concluiu.

Os 24 novos cardeais são: 
Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos;
Antonios S.B. Naguib, Patriarca Copto de Alexandria (Egito);
Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum; 
Franceso Monterisi, Arcipreste da Basílica papal de São Paulo Extramuros; 
Fortunato Baldelli, Penitenciário Mor da Santa Sé;
Raymond Leo Burke (Estados Unidos), Prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica; 
Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos;
Paolo Sardi, Vice-Camarlengo da Santa Igreja Romana; 
Mauro Piacenza, Prefeito da Congregação para o Clero; 
Velasio de Paolis, Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé;
Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura;
Medardo Joseph Mazombwe, Arcebispo Emérito de Lusaka (Zâmbia).

Raúl Eduardo Vela Chiriboga (Equador), Arcebispo Emérito de Quito;
Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa;
Paolo Romeo, Arcebispo de Palermo;
Donald Williams Wuerl (Estados Unidos), Arcebispo de Washington; 
Raymundo Damasceno Assis (Brasil), Arcebispo de Aparecida; 
Kazimierz Nycz, Arcebispo de Varsóvia;
Alberto Malcolm Ranjith Patabendinge Don, Arcebispo de Colombo; 
Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e Freising;
José Manuel Estepe Llaurens (Espanha), Arcebispo Emérito Militar; 
Elio Sgreccia, Presidente Emérito da Pontifícia Academia para a Vida; 
Walter Brandmuller, Presidente Emérito do Comitê Pontifício de Ciências Históricas; 
Domenico Bartolucci, Ex-professor Diretor da Capela Musical Pontifícia.
FONTE:
http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20648
Jornal da Band - pauta@band.com.br
http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000370349 
http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=5653368

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |