CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

IGREJA DO ROSÁRIO



A Igreja do Rosário teve sua construção iniciada em 02 de junho de 1769. Foi construída para o público de negros livres e escravos, pois temiam algum movimento de insurreição que poderia ocorrer a qualquer instante, pois a participação dos negros na população local já se encontrava em mais de 400 pessoas.


Enfim, a construção dessa Igreja tinha o objetivo de evitar possíveis revoltas, incentivando a manifestação religiosa dos negros. Sua frente é voltada para a direção de São Paulo – por que uma Igreja para os brancos era voltada para o nascente enquanto a que era para os negros se voltava para São Paulo?
Essa Igreja é a que mais mexe com a curiosidade dos moradores e visitantes por causa de lendas que dizem que há ou havia ouro debaixo dela – não se sabe se era ouro enterrado pelos escravos ou se era ouro não garimpado – além de existir restos mortais de escravos. Esta Igreja permanece até hoje, apesar de ter passado por várias reformas e ter chegado a ficar interditada por causa de risco de desabamento.

Em 13 de dezembro de 2000 houve sua reinauguração com celebração de missa. No segundo semestre de 2010 foi interditada para uma nova restauração, a qual ainda está em andamento.

2 comentários:

estrela disse...

E UM BELO CARTÃO POSTAL E UMA PENA QUE DÃO TÃO POUCO VALOR A UMA UMA OBRA DE ARTE DE DEUS .DEUS SEJA LOUVADO. QUE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO INTERCEDA POR ESTA IGREJA E O ESPIRITO SANTO ILUMINE AS AUTORIDADES A DAR MAIS VALOR PARA AS OBRAS DE DEUS.

Anônimo disse...

A Igreja do Rosário é datada de 1763. Em 2013 ela comemora 250 anos.

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |