CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sábado, 6 de novembro de 2010

III Assembleia Diocesena 2010



O Bispo da Diocese de Luziânia, Dom Afonso Fioreze, CP,  em sua acolhida aos representantes de todas as paróquias pastorais e movimentos,  lembrou que o sentido da assembleia é mostrar que todos somos responsavéis pela realização e concretização desta assembleia e que a execução desta  nos próximos quatro anos.

Iniciamos na manhã deste Sábado a nossa III Assembleia Diocesana. A acolhida ocorreu ás 08:00 e a primeira proposta de trabalho foi a de verificar a realidade de nossa diocese através de uma análise sócio-politico-cultural da região que abrange a DIOCESE DE LUZIANIA, a qual foi apresentada pelo advogado Dr. Augusto Sampaio, que relatou de forma simples, porém com muitos detalhes importantes para todos. O  assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Sérgio Coutinho, falou sobre o que deveria acontecer na III Assembleia diocesana e indicou o texto base para o início dos trabalhos e reflexões: Jo 21, 15-19.



O que mais chamou a atenção de todos foi quando Sampaio apresentou  dados que revelam o grande crescimento populacional das cidades que compõem a Diocese de Luziânia, bem como os problemas gerados em virtude deste crescimento, como a violência, desemprego.  Os dados mostram que 18 % por cento da população de nossa diocese recebe um salário mínimo, isso faz com que boa parte da população dependa dos programas sociais do governo, como bolsa família e bolsa escola. Outra informação impressionante é o fato de que 30% de nossa diocese é composta por crianças, essa é "a sociedade que temos". Os dados não param por ai, os dados atualizados informam que 69% da papolação do território de noss diocese é católica, enquanto que 73,8% da população brasileira é católica.


Vale lembrar que a nossa diocese é o entorno do Distrito Federal,  fazendo, portanto, parte da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico), a instituição tem contribuído de alguma forma para mudar um pouco este quadro, contudo ainda muito insuficiente em virtude dos grandes problemas que enfrentamos, como a deficiência na prestação de serviços públicos na saúde,  na segurança, na educação e na política pública de forma geral.

Um dos pontos fracos de nossas comunidades é a falta de lideranças nas comunidades e a relação  destas lideranças com o clero. É necessário haver uma promoção mais eficaz dos leigos através de estudos biblicos, inserção na política, liturgia, estudos teológicos e fazer mais investimentos. Com relação ao clero foi lembrado que não se deve haver concentração de poder, pois o paróco não é o "senhor da paróquia", ele é o presidente de uma cominidade, é ordenado para o serviço da comunidade e seu dever é animá-la.



Após debates por foranias, os grupos sintetizaram as prioridades a fim de construir  e contribuir para um plano de ação no intuito de melhorar o andamento dos trabalhos na Diocese, fazendo com que haja crescimento espiritual e qualificação humana no desempenhar das atividades pastorais.

Após o jantar tivemos um momento cultural, com catira (dança típica do Goiás) e música regional e as 20:00 encerramos as atividades deste primeiro dia da III Assembleia diocesana.

Amanhã as atividades iniciarão às 07:30, com o credenciamento e logo após teremos um saboroso café da manhã.

VER MAIS FOTOS

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |