Iniciamos na manhã deste Sábado a nossa III Assembleia Diocesana. A acolhida ocorreu ás 08:00 e a primeira proposta de trabalho foi a de verificar a realidade de nossa diocese através de uma análise sócio-politico-cultural da região que abrange a DIOCESE DE LUZIANIA, a qual foi apresentada pelo advogado Dr. Augusto Sampaio, que relatou de forma simples, porém com muitos detalhes importantes para todos. O assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Sérgio Coutinho, falou sobre o que deveria acontecer na III Assembleia diocesana e indicou o texto base para o início dos trabalhos e reflexões: Jo 21, 15-19.
O que mais chamou a atenção de todos foi quando Sampaio apresentou dados que revelam o grande crescimento populacional das cidades que compõem a Diocese de Luziânia, bem como os problemas gerados em virtude deste crescimento, como a violência, desemprego. Os dados mostram que 18 % por cento da população de nossa diocese recebe um salário mínimo, isso faz com que boa parte da população dependa dos programas sociais do governo, como bolsa família e bolsa escola. Outra informação impressionante é o fato de que 30% de nossa diocese é composta por crianças, essa é "a sociedade que temos". Os dados não param por ai, os dados atualizados informam que 69% da papolação do território de noss diocese é católica, enquanto que 73,8% da população brasileira é católica.
Vale lembrar que a nossa diocese é o entorno do Distrito Federal, fazendo, portanto, parte da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico), a instituição tem contribuído de alguma forma para mudar um pouco este quadro, contudo ainda muito insuficiente em virtude dos grandes problemas que enfrentamos, como a deficiência na prestação de serviços públicos na saúde, na segurança, na educação e na política pública de forma geral.
Um dos pontos fracos de nossas comunidades é a falta de lideranças nas comunidades e a relação destas lideranças com o clero. É necessário haver uma promoção mais eficaz dos leigos através de estudos biblicos, inserção na política, liturgia, estudos teológicos e fazer mais investimentos. Com relação ao clero foi lembrado que não se deve haver concentração de poder, pois o paróco não é o "senhor da paróquia", ele é o presidente de uma cominidade, é ordenado para o serviço da comunidade e seu dever é animá-la.
Após debates por foranias, os grupos sintetizaram as prioridades a fim de construir e contribuir para um plano de ação no intuito de melhorar o andamento dos trabalhos na Diocese, fazendo com que haja crescimento espiritual e qualificação humana no desempenhar das atividades pastorais.
Após o jantar tivemos um momento cultural, com catira (dança típica do Goiás) e música regional e as 20:00 encerramos as atividades deste primeiro dia da III Assembleia diocesana.
Amanhã as atividades iniciarão às 07:30, com o credenciamento e logo após teremos um saboroso café da manhã.
VER MAIS FOTOS
0 comentários:
Postar um comentário
DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA