CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Nasce mais uma comunidade em nossa Diocese: Comunidade São José


Águas Lindas de Goiás – Ontem, 24, foi mais um dia especial para o município de Águas Lindas de Goiás e para a Igreja Católica Apostólica Romana presente no município goiano, pois foi celebrada a primeira missa na capela São José, localizada no Parque da Barragem (saída para Santo Antônio do Descoberto).

Esta primeira missa foi presidida por Padre Jacinto, o qual após os ritos litúrgicos inicias aspergiu as paredes da nova Igreja e do povo de Deus.

A nova comunidade marca presença na esperança levar a Igreja o mais próximo possível do povo. Atualmente existem quatro comunidades próximas à capela São José: São João Evangelista, São Marcos e Divina Misericórdia.

No inicio de sua homilia, Padre Jacinto, cheio de esperança, vigor e alegria diz: “Obrigado por me proporcionarem grande alegria. Nesse momento assumo novas responsabilidades. Sempre me coloquei sob a proteção de São José”. Ao falar sobre as novas responsabilidades o sacerdote fez referências aos novos rumos que a Paróquia São Pedro está seguindo, num possível desmembramento da paróquia com a criação de uma nova. Pastoralmente, Padre Jacinto já trabalha em algumas comunidades com mais autonomia.

Ao fazer referência às novas responsabilidades, padre Jacinto ainda fez memória aos seus predecessores em trabalhos pastorais na região; Frei Amilton e Padre Suaveck, os quais foram chamados de grandes dirigentes da paróquia, pois ambos realizaram muito pela paróquia. Devemos muito respeito a esses padres, pois fizeram muito pela Igreja Católica, em Águas Lindas, falou o padre Jacinto.

Padre Jacinto disse que estudou e que conhece a história e a realidade de Águas Lindas de Goiá. “Conheço à História de Águas Lindas e tenho respeito por cada um de vocês. O desafio de hoje é iniciar uma nova história”. E que agora ele, com a ajuda do povo e com a inauguração da capela, marca-se uma nova etapa da história e que devemos registrar na memória esse momento. Essa nova história mudará o modo como Águas Lindas é vista, mas essa realidade apenas mudará se as pessoas, as famílias e as pastorais se unirem. Essa mudança ocorrerá caso não haja medo. “O medo não deve entrar nas pastorais”, disse Padre Jacinto.

Como a divisão paroquial ainda não é oficial diante da cúria diocesana, por isso padre Jacinto disse que “o futuro é incerto, mas em Águas Lindas mostrar seu trabalho e fazer crescer ainda mais a comunidade, sobretudo espiritualmente”.

Por fim, padre Jacinto falou de São José operário e fez uma analogia com os trabalhadores dos dia de hoje.

São José!
Rogai por nós.




Horários
            São José – missa todos os sábados, às 18:30
            São Marcos – adoração toda terça feira, a partir de 12h, com Santa Missa às 19h. Santa Missa todo Domingo, às 09hs.
            São João - adoração toda quinta, a partir de 12h, com Santa Missa às 19. Santa Missa todos Sábado às 19hs.
            Divina Misericórdia – Adoração toda sexta-feira, a partir de 12hs, com Santa Missa às 19hs. Santa Missa todo domingo, às 07hs e às 17:30.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Política em Águas Lindas - O Deputado Estadual, Hildo do Candango, será o algoz do Prefeito, Messias

Hildo [esquerda] e Geraldo Messias [direita] juntos debatendo sobre a "buraqueira" em Águas Lindas
 
Ele resistiu ao máximo para ver se surgia outro candidato que pudesse derrotar o prefeito de Á­guas Lindas de Goiás, Geraldo Mes­sias (PP), mas não teve escolha. Hildo do Candango (PTB) se­rá o algoz da administração desastrada de Messias, o murista que não tem lado e que perdeu a confiança dos empresários e comerciantes do município. “Não é fácil sair de uma campanha de deputado e logo em seguida entrar noutra para prefeito, mas não posso fugir da responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento de Águas Lindas”, contou o deputado na sexta-feira, 17.

Os jovens já são Igreja

 Que nosso bispo, Dom Afonso, têm a dizer aos Jovens




(Audio)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA BENTO XVI PARA A QUARESMA DE 2012

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos
ao amor e às boas obras» (
Heb 10, 24)



Irmãos e irmãs!

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Entorno dentro do buraco e péssima qualidade do transporte público


Diversas reclamações foram feitas ao nosso blog, referente ao transporte e condições das vias do entorno. E como veiculo de comunicação publicamos a reclamação.

Denúncia já realizada em 09/01/2011 revela que qualidade do asfalto em Águas Lindas não melhorou. Um local filmado em Águas Lindas ano passado ainda encontra-se em situação semelhante.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Logomarca Do JMJ 2013









O triângulo amoroso com Deus

Atualmente tem sido muito comum encontrar jovens feridos, insatisfeitos e até decepcionados com o namoro. Que razão pode haver para tanto descontentamento? Será que o amor verdadeiro é uma ilusão? 

Na verdade, de uma forma sorrateira, a mentalidade egoísta de uma busca do prazer pelo simples prazer  do mundo de hoje tem privado a muitos de conhecer e experimentar a beleza do autêntico amor humano, dom de Deus. Tem feito especialmente nossos jovens chamarem de amor o que não passa de uma frágil atração física. Tem nos ensinado que homem e mulher precisam constantemente medir forças, que temos de tirar algum proveito do outro sem muito se importar como essa pessoa ira ficar.
 O grande problema é que esse tipo de relacionamento está muito longe do que Deus pensa sobre o namoro e é definitivamente incapaz de satisfazer a alma humana. Diante disso, quero lançar sobre vocês jovens um olhar de esperança e dizer: é possível hoje viver um verdadeiro amor! Para isso, olhemos, a partir de agora, o namoro com os olhos do Espírito Santo e peçamos a Ele que arranque qualquer vestígio da mentalidade do mundo que ainda possa haver em nós. 

Para começar, tenhamos em mente que, se quisermos usufruir as bênçãos e colher bons frutos de um relacionamento, não podemos queimar etapas. A amizade é necessariamente o primeiro passo. Estreitar os laços, conhecer os pensamentos, os valores, as virtudes e também as fraquezas um do outro. Nunca se contentar com as aparências, mas mergulhar na simples verdade do outro. Essa é uma fase muito gratificante, porque temos a oportunidade de descobrir as grandes riquezas do outro e de lhe revelar as nossas. Vale lembrar que é também um tempo propício ao autoconhecimento, imprescindível a qualquer tipo de relacionamento. É a partir daí que o sentimento começa a tomar forma, a amadurecer. Só então a nossa razão, agora livre de paixões enganadoras, poderá ser capaz de enxergar o que realmente sentimos um pelo outro e de fazer uma opção sensata. 

E aí? Está pronto para namorar? Calma, ainda falta algo indispensável: conhecer a vontade de Deus. É preciso que os dois estejam atentos à sua Santa Vontade e que haja sempre uma partilha sincera de suas orações. O namoro deve estar sempre embasado no Senhor, caso contrário, será algo desordenado, uma busca de ambas as partes de se satisfazerem da maneira mais egoísta: de serem amados e não de amarem (a ordem dos fatores, neste caso, altera o produto); não existirá lugar para a gratuidade, para as delicadezas e para a feliz renúncia em favor do outro. Sendo assim, podemos concluir sem medo: todo namoro deve ser um relacionamento a três. De um lado, o rapaz, com seu jeito próprio de ser se derrama em amor para com a moça. Por sua vez, a moça, com a delicadeza que lhe é peculiar, busca amar o rapaz como ele é. No centro, Aquele que é a fonte de todo amor: Deus!!! 

Agora que estamos aptos para um novo tipo de relacionamento, que tal consagrá-lo a Nossa Senhora? Ela será uma ajuda necessária nos desafios do dia-a-dia. Ninguém melhor que a Mãe de Jesus para nos ensinar a viver a castidade, a dar sem esperar recompensa e a perder para que o outro ganhe. Que mulher admirável recebemos como mãe e que cuidado ela tem pelos que se lhe confiam! 

Por fim, recordemos sempre que não há maior amor do que dar a vida por quem se ama. Não é isso que Jesus nos ensina?! 












Leandro Pedrosa 
Águas lindas  de Goias

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Engenheira deixa tudo para ingressar no convento




Monica Pesantes, engenheira agrônoma, de origem equatoriana ingressou ao mosteiro do Santo Sepulcro das Agostinas Descalças de em Alicante (Espanha), após conhecer a ordem à qual agora pertence no seu canal do Youtube.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Águas Lindas de Goiás faz parceria com a Coréia


A parceria selada pela prefeitura de Águas Lindas e por empresários coreanos promete beneficiar o municipio goiano com indústria de calçados e usina de lixo.

domingo, 15 de janeiro de 2012

1ª Cristoteca - Águas lindas de Goias




Cristoteca tem o objetivo de atrair jovens para a Igreja, juntando música, dança, oração e evangelização, numa diversão sadia. Nada de álcool ou outras drogas. Só alegria. Foi criada com o objetivo de ir buscar os jovens que estão longe da Igreja, tentando resolver a seguinte questão: por que não colocar Jesus na diversão dos jovens?

A Cristoteca é uma balada católica. Espaço alternativo onde os jovens podem se encontrar para uma diversão saudável, bonita e com uma alegria verdadeira, santa e cristã. Através da arte da dança e da música, esta balada leva muitas pessoas a Deus, que é o único que preenche verdadeiramente nossa vida! Além disso, é uma oportunidade de expressar-se a Deus em oração por meio dos ritmos mais animados da música católica.

Trata-se de um projeto de entretenimento cultural que visa a promoção humana em toda a potencialidade: humana , social e espiritual, oferecendo uma possibilidade de divertimento saudável baseado em valores morais, éticos e cristãos. O objetivo da Cristoteca é criar um espaço que vá jovens por diversão e lazer, uma verdadeira discoteca. Som, pista de dança, DJs lanchonete, atrações musicais. O que diferencia esse espaço é o conteúdo que ele oferece pessoas.
Uma loucura santa. A proposta sempre foi à seguinte: pegar a idéia que as baladas do mundo têm e parecem legais – e dão certo, porque estão sempre lotadas! – e sermos mais espertos que o mal, oferecer um ambiente que é uma verdadeira danceteria, mas ali quem reina é Jesus, então lá não oferece bebida alcoólica, nem drogas lícitas ou ilícitas, muito menos a promiscuidade, levantando a bandeira do namoro com seriedade e santidade. Resumindo, o nosso objetivo é atrair o jovem com aquilo que o seduz no mundo – balada, danceteria, vibe, rave – e usar desse meio de entretenimento para levá-lo a conhecer Jesus, autor da vida e dessa obra!!! Dessa forma, convidamos você a participar do nosso louvor eletrônico dia 28/01 à partir das 19:00hrs no centro pastoral João Paulo II (ao lado da paróquia São Pedro Apostolo). inf: Mauro (61)8452-7062 / 9255-5177






Leandro Pedrosa 
(61) 93121360

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Núncio Apostólico no Brasil nomeado Secretário da Congregação dos Bispos



Esta semana, o Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo Lorenzo Baldisseri, até agora Núncio Apostólico no Brasil, como novo Secretário da Congregação para os Bispos, dicastério presidido pelo Cardeal canadense Marc Ouellet.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dom Afonso

Vejamos algumas fotos de nosso bispo diocesesano, Dom Afonso Fioreze, durante seu pastoreio.




domingo, 8 de janeiro de 2012

Dom João Braz de Aviz será nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI



VATICANO - 06 Janeiro de 2012
Durante a oração do ângelus de hoje, Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro haverá um consistório para a criação de 22 novos cardeais, entre os quais estão o arcebispo brasileiro Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, e o recém nomeado penitenciário mor da Igreja, o prelado português Dom Manuel Monteiro de Castro.

domingo, 1 de janeiro de 2012

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE BENTO XVI: EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ


No dia 1º de janeiro, o Papa Bento XVI, dirige ao mundo uma mensagem pela Jornada Mundial da Paz. A publicação desta mensagem, no entanto, é realizada no dia da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro.

FELIZ 2012



A Diocese de Luziania deseja a todos, neste ano que se inicia realizar os seonhos não concretizados, aprender com os erros do ano que passou e brindar o ano que se inicia com um sorriso. Desejamos a todos Fé, Paz, Saúde, Alegria, Amor e Prosperidade. Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos guie em nossas escolhas, neste ano de 2012.

FELIZ 2012




quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1ª Noite de louvor ( A Virada com Jesus ).


E com grande prazer que venho a convidar todos os leitores do blog a participarem da primeira noite de louvor  do grupo jovem que acontecera que no dia 31 de Dezembro na Comunidade São Marcos e São João , localizada em Águas lindas de Goias. Estão todos convidados a participar.





Qualquer duvida entrar em contato no E-mail:  lp_cedro@hotmail.com

Obs: trazer qualquer prato tipico ou bebida não sendo alcoólica.




Leandro Pedrosa Cedro                                                                                  

domingo, 11 de dezembro de 2011

Natalicio do Pe. Stanislaw Kostrzynski



Dia 09 de Dezembro o Pe. Stanislaw Kostrzynski, nascido em 09/12/1948 - POLONIA, celebrou mais um natalicio.

Ordenação Presbiteral



A Diocese de Luziânia rejubila-se pela ordenção sacerdotal de João Batista e de [Nome Removido], a qual ocorreu ontem (10) na Catedral.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ordenação Diaconal


O seminarista Jorge João da Silva foi ordenado Diácono no dia 09 de Dezembro em Águas Lindas de Goiás, durante a Celebração Eucaristica das 19:00.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dia da imaculada conceição.

A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria. O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. Nos anos 700 esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade. Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos nossos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é ali que se encontra Nª. Sr.ª da Conceição. Foi também em Vila Viçosa que D. João IV, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal. Para além da coroação de Nossa Senhora da Conceição, D. João IV reconhecendo a protecção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.








terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dias curtos



Final de semestre de Faculdade:os trabalhos precisam ser entregues, as semanas de provas se aproximando, ainda tem o serviço, casa, família, amigos, namoro…Socorro, eu preciso de mais tempo!
Você já se sentiu assim? Tendo a sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas, afinal, o dia acabou e muitas coisas ficaram para depois! Será que o tempo realmente está curto e você atarefado demais ou você precisa aprender a administrar melhor o seu tempo?
Já diz na Palavra de Deus em Eclesiastes 3,1: “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus”. É preciso aprender a administrar o tempo e viver intensamente cada momento. É tempo de estudar? Vamos estudar! É tempo de trabalhar? Bora trabalhar! Étempo de estar com os amigos? Vamos ser presença e inteiros nesse momento!
O segredo está em viver intensamente cada momento aproveitando assim o tempo presente. …ou seja, ser Santo de Calça Jeans requer também a sabedoria para administrar bem o nosso tempo.
É uma luta, afinal, somos geração Y e por isso conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo! Mas aí eu te pergunto: “Você faz BEM todas essas coisas? ”Se a resposta for SIM então,parabéns, continue assim! Mas se a sua resposta foi NÃO, você não consegue fazer bem todas essas coisas, não se desespere. Há um modo de revertemos essa realidade. É uma dica bem prática, que no começo parece ineficaz, mas que se você fizer com fé, você começará a ver os resultados. A dica que eu deixo é clamar o Espírito Santo todos os dias, em todos os momentos, e pedir a Ele a sabedoria necessária para aprender a ser inteiro em cada momento administrando bem o seu tempo!



Leandro Pedrosa.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ordenação DIACONAL

Com o lema: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi". Jo 15,16, Jorge João da Silva convida a todos para a sua ordenação diaconal, a ser realizada em Águas Lindas de Goiás.




quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Acidente com Excursão de Peregrinos deixa 32 Feridos e 10 mortos





Hoje a cidade de Santo Antônio do Descoberto/GO amanheceu chorosa e passou o dia na expectativa da chegada dos corpos ao Santuário, o que deve acontecer por volta das 22hs.


Sacramento da Crisma


      Crisma, ou Confirmação, é o sacramento de crescimento que já se deu inicio na vida de graça iniciada pelo Batismo. Pelo Batismo nós nascemos na Igreja e  pela Crisma nós somos confirmados  na vida da graça e estamos preparados para . Na Crisma, o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo

    "Mas recebereis uma força, a do Espirito Santo que descerá Sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra". ( At 1,8)

      Na administração deste sacramento, feito pelas mãos do Senhor Bispo, o povo santo renova as promessas do Batismo, momento em que renunciam ao mal e a todas as suas obras. É ungido na fronte pelo óleo sagrado da Crisma, sinal de que são consagrados ao Cristo e prontos para enfrentar os desafios do mundo . Os óleos do Sacramento da crisma são bentos na celebração denominada de “Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos”, que ocorre na Quinta-feira Santa de manhã. Nesta mesma oportunidades, os padres reafirmam sua obediência aos Bispos e, principalmente, ao Papa.
A crisma tem sua origem na Igreja primitiva. Os Apóstolos já haviam sido batizados, mas com Pentecostes ocorre a plenitude das graças do Espírito Santo.

 “Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”. (At 8,14-17).


           Pela graça deste sacramento os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, onde devem mostrar a força do Espírito Santo que nos impulsiona a anunciar o evangelho e pregar a salvação aos homens Através de Jesus Cristo. A crisma, junto com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, forma o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã", sendo indispensável a todos, conforme CIC 1285 ( catecismo da igreja católica) . A crisma é muito importante para um maior aproveitamento da nossa fé e para nos deixar mais perto do grande e eterno amor de Deus. Com a Crisma recebemos os dons do Espírito Santo e Dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus).Em nossa vida toda nós passamos por alguns sacramentos (batismo, confirmação, eucaristia, confissão, ordem, matrimonio e a unção dos enfermos)

        A crisma é um dos sacramentos mais importantes. Os outros seis sacramentos também são importante, mas a crisma tem um grande destaque. Ela nos deixa ainda mais transformados pelo amor do Espírito Santo e, por isso, você não deveria deixar de experimentar.  Como o Padre da minha paroquia diz ; “a crisma é quando ficamos adultos na fé.”

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desobediencia fatal



O ônibus que tombou e provocou a morte de dez pessoas, em Pindamonhangaba (Vale do Paraíba), não tinha permissão emitida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para viajar. Além disso, um dos dois motoristas que iriam fazer o trajeto de Santo Antônio do Descoberto (GO) até Aparecida do Norte (SP) estava com a carteira de habilitação vencida.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

GRAVE ACIDENTE EM SAO PAULO MATA 09 PAROQUIANOS DE SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO


Ônibus com peregrinos da cidade de Santo Antônio do Descoberto-GO, que regressavam de Aparecida- SP sofreram gravíssimo acidente, deixando 10 mortos e 34 feridos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Crisma em Águas Lindas de Goias



É com grande prazer e alegria que escrevo este artigo, pois encerramos mais um ano de Crisma na paróquia São Pedro, em Águas lindas de Goias. Hoje nossos catequizandos receberam sua confirmação como cristãos. A celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Afonso, nosso bispo diocesano.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tarde de louvor.


Águas lindas de Goias convida todos a participarem  da tarde de louvor que ocorrera no dia 13 de outubro na igreja São João evangelista localizada no setor Águas lindas 2. 


sábado, 5 de novembro de 2011

O CLERO DE NOSSA DIOCESE DE LUZIANIA



Clique em "leia mais". Saiba quem será futuro diácono de nossa Diocese quem serão ordenados presbíteros. Conheça ainda  alguns sacerdotes de nosso clero.

Padre José Borsato



O mês de outubro teve seu fim deixando uma marca muito triste para a Igreja Católica e para a Diocese de Luziânia.


A triste morte de Padre José Borsato foi a dolorosa perda de um profeta em nossa diocese, e em particular para o povo de Cristalina, onde Padre José doou grande parte do seu sacerdócio. Nos quase 40 anos de pároco de Cristalina ele deixou marcas profunda no coração daquela gente.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Homem

 Uma Parábola para os nossos dias.

          Um cientista vivia preocupado com problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de ameniza- los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
           Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu local de trabalho decidido a ajuda-lo a trabalhar. O cientista, ficou nervoso pela interrupção, tentou fazer com que o filho fosse brincar em outro local. Vendo que seria impossível que ele saísse, o pai procurou um objeto que fosse oferecido como distração a seu filho, fazendo com que ele não o atrapalhasse, de repente, deparou - se com uma revista antiga na qual havia uma mapa mundi. Era isso que procurava! com uma tesoura recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao seu filho dizendo:
      - Você gosta de quebra cabeça ? então vou lhe dar o mundo para concertá- lo. Faça tudo sozinho.
          O pai calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. passada alguns minutos ouviu o filho chamar:
      - Papai , terminei tudinho!
        A principio o pai não acreditou e, relutante, levantou os olhos de suas anotações. Para sua surpresa o mapa estava completo !
     -  Você não sabia como era o mundo meu filho,  como você conseguiu?
     - Papai, eu não sabia como era o mundo , mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia um home, virei os recortes e comecei a consertar o homem. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que tinha conseguido conquistar o mundo.



Leandro Pedrosa
Águas Lindas de Goias

domingo, 30 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE "Os jovens já são Igreja"


Hoje nosso Bispo Diocesano, Dom Afonso Fioreze, presidiu, às 17:30, a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Céu Azul (Valparaíso de Goiás), em virtude do Dia Naciona da Juventude - DNJ. A Santa Missa foi transmitida pela para todo Brasil através da Rádio Rede Imaculada e web rádios.

domingo, 23 de outubro de 2011

Morre padre que foi professor no Seminário Maior de Brasília


A Arquidiocese de Maringá (PR) comunicou, na manhã de sábado, 15 de outubro, o falecimento do padre Reginaldo Lima.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reunião do Conselho de Pastoral Diocesano Ampliado – CPDA



Foi realizada no dia 16 de outubro, no Centro Pastoral Caná, nas dependências da cúria diocesana em Luziânia-Go, mais uma reunião do Conselho de Pastoral Diocesano Ampliado – CPDA, que teve início com acolhida e credenciamentos com um delicioso café especialmente preparado para os representantes vindos das mais variadas localidades que fazem parte da nossa diocese.

sábado, 15 de outubro de 2011

IMAGENS


Uma internauta fomentou em nosso blog uma questãopolemica, interessante e superada pela critica teológica: As imagens. Somente os desatualizados e desinformados persistem em debater de maneira ofensiva temas ultrapassados. Contudo, é um tema super interessante para se estudar.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

V Encontro de Secretárias (os) paroquiais da Diocese de Luziânia - GO


  Foi realizado no dia 10/09/2011, o V Encontro de Secretárias (os) paroquiais da Diocese de Luziânia - GO, no Centro Pastoral Diocesano Caná, durante todo o dia.

Nossa Diocese chora a morte de PADRE JOSÉ BORSATO

Foto: Facebook - Padre Jose Borsato


No dia 07/10/2011 o povo de Deus, presente no município de Cirstalina-GO, reuniu-se na praça Otto Mohn para celebrarem uma Missa campal em homenagem ao padre José Borsato. Flores, faixas, cada um expressou de alguma forma a gratidão e o carinho pelo padre.

“Crise” do sacerdócio católico ?



LOS ANGELES, 11 Outubro de 2011

O Prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano, o Cardeal Mauro Piacenza, explicou em entrevista exclusiva concedida ao grupo ACI a “crise” do sacerdócio católico que os meios seculares pretendem apresentar, assim como o que cada presbítero deve viver para ser fiel à sua vocação.

sábado, 8 de outubro de 2011

MONSENHOR LIMA É SUPULTADO



Brasília, 07 de Outubro de 2011 – Na capela João Paulo II, em Águas Claras foi velado o corpo de Monsenhor Lima. Às 9hs, como previsto, iniciou a Santa Missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Waldemar, também esteve presente. O nosso clero de Luziânia foi representado por 12 sacerdotes.

O CÉU RECEBE MAIS UM SANTO



Brasília, 06 de Outubro de 2010 – O fim matinal de Brasília foi mais choroso hoje, tanto que as lágrimas foram bem representadas pelas águas da chuva, pois, por volta das 10h11min da manhã, Monsenhor José de Souza Lima (Monsenhor Lima), sacerdote da Santa Amada Igreja Católica Apostólica Romana, veio a óbito. O santo sacerdote contava com 91 anos de idade e quando faleceu se encontrava em seu apartamento localizado em Águas Claras/DF.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SANTO DO DIA

                                   SÃO BRUNO   
  • Em meados do primeiro milênio depois de Cristo, hugo, o Bispo da diocese Franciscana de Grenoble, sonhou certa vez com sete estrelas que brilhavam sobre um lugar escuro, muito deserto.Achou estranho.Algum tempo depois , foi procurado por sete nobres e ricos, que queriam se converter á vida religiosa e buscavam orientação, por causa da santidade e do prestígio do bispo.Hugo, reconhecendo na situação o sonho que tivera, ouviu-os com atenção e ofereceu-lhes fazer sua obra num lugar de dificil acesso, solitário ,áridoo e inóspito.Assim tiveram todo seu apoio episcopal.Esteshomens buscavamapenas total silêncio e solidão para orar e meditar. Tudo o que desejavam, ou seja, queriam atingir elevação espiritual, cortando definitivamente as relações com as coisas mundanas.Eles eram Bruno e seus primeiro seis seguidores e a ordem que fundarm, a dos monges Cartuxos.Bruno era um nobre e rico fidalgo alemão, que nasceu e cresceu na bela cidade de Colônia, em 1035.Sua familia era conhecida pela piedade e fervorosa devoção cristã. Credo aquele jovem elegante resolveu abandonar a vida da vaidade e prazeres, que considerava inútil, sem sentido e improdutiva.Como er5a prpício á nobreza foi estudar na Françae na Itália.Na primeira concluio os estudos na escola da diocese de Reims, onde também se ordenou e posteriormente lecionou teologia.Como aluno teve inclusive um futuro Papa. Mais também conhecia fama de santidade do Bispo de Grenoble,por isto foi que decidiu procura-lo.Assim, no lugar indicado por ele, Bruno liderou a construção da primeira casa dos monges Cartuxos, cujas regras foram aprovadas em 1176, mas ele já havia morrido. Alí, ele e seus discípulos se obrigaram ao silêncio permanente e absoluto. Oravam,trabalhavam, repousavame comia mas no mais absoluto silêncio.Em 1090 o SumoPontifice era seu ex-aluno, que tomando o nome de Papa UrbanoII, chamou Bruno para ser seu conselheiro.Ele devendo obdiência abandonou aquele lugar ermo que amava profundamente. Porém, não resistiu muito em Roma,Logo obteve aprovação do Papa para fundar outra casa da Ordem dos Cartuxos, na Calábria, num local ermo chamado bosque de La Torre, hoje chamado Serra deSão Bruno,província de Vito Valentia.Viveu assim recolhido até que adoeceu gravimente. Chamou então os irmãos e fez uma confissão pública da sua vida e reiterou a profissão da fé, entregando o espirito a Deus, em 06 de outubro de 1101.Gozando de fama de santidade, seu culto ganhou novo impulso em 1515.Na ocasião o seu corpo, enterrado no cemitério no convento de La Torre, fi exumado e, encontrado completamente intacto, tendo assim sua celebação confirmada. Em 1623, o Papa Gregório XV declarou Santo Bruno. Seguindo o carisma de seu fundador,a Ordem dos Cartuxos é uma das mais austeras da Igrja católica e seguiu assim ao longo dos tempos como ele mesmo previu:"nunca será reformada, porque nunca  será deformada". Entretanto, atualmente conta apenas dezenove mosteiros espalhados pelo mundo.  São Bruno...Rogai por nós!!!
    francisca maria lopes- Aguas lindas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ENCONTRO PARA JOVEM DA RCC.

Ivanilde conida a todos os jovens da comunidadde a participraem do Encontro de jovens da RCC. dia 09/10 as 14:0hs na igreja SÃO JOÃO EVANGELISTA.                                                                              FRANCISCA MARIA LOPES

Novena de Nossa Senhora Aparecida

             

         A Paroquia São Pedro Apostolo, localizada em Águas Lindas de Goias convida a todos a participarem da novena de Nossa Senhora Aparecida ( veja como chegar http://wikimapia.org/19205086/pt/Igreja-Nossa-Senhora-Aparecida )  a partir do dia 04/10 as 19 horas no Sábado as 18horas e no domingo as 17 horas, nestes dias os párocos locais vão está recebendo confissões uma hora antes das missas.

                No dia 12/10, dia da padroeira da Igreja será  realizada uma a procissão saindo de dois locais, uma sairá da comunidade Divina misericórdia e outra saindo da comunidade São Pedro a a partir das 17 horas em direção a comunidade Nossa Senhora Aparecida, aonde será realizada uma missa especial em celebração pelo dia. Pedimos a todos que levem fogos de artificio, para fazermos uma grande celebração.















São Fransisco de Assis




São Francisco de Assis

            Viveu de 1181 a 1226. Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem" . Nascido em Assisi, na Itália e filho de Pedro Bernadone, um rico comerciante de sedas , Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis. Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro Em 1205 ele teve visões e fez uma peregrinação a Roma no ano seguinte. Quando voltou a Assis ele foi denunciado pelo pai como um lunático e o pai o deserdou. Francisco foi para igreja de São Damiano que estava quase em ruínas e a reparou com a ajuda de amigos e seguidores. Em Pontiuncula, uma pequena Capela ele dedicou-se ao cuidar dos pobres. Em 16 de abril de 1209 ele fundou a Ordem dos Franciscanos. Em 1210 ele recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal. Santa Clara também de Assis passou a segui-lo em 1212 e fundou a ordem das Clarissas. Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de 1212 a 1214 mas não conseguiu . Ele obteve a Pontiuncula Indulgencia do papa Inocencio III e começou a regulamentar a sua Ordem e as exigência para ser membro dela. Uma das exigência era a pobreza total e a obediência total. Em 1212 Santa Clara e ele e fundaram a ordem das Clarissas Pobres. São Francisco e 5000 franciscanos foram ao encontro papal de 1212 e Francisco foi para o Egito e passou a pregar para os muçulmanos. Ele encontrou-se como o Sultão Malik al-Kamil em Damietta,Egito .O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse, mas ele não fez nenhuma conversão no Egito. Francisco retornou a Itália porque membros da ordem estavam mudando suas regras original para abranda-las. Ele procurou a ajuda do Papa para proteger as suas regras e este enviou Francisco por toda a Europa e Oriente Médio. Em 1223 Francisco se aposentou como superior da ordem .Ele construiu um pequena Creche no natal naquele ano e foi o fundador do costume de se fazer presépios para adornar as igrejas no natal.
Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alvernia ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro de Assis e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja. Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doente e pobres era enorme.
                       A Ordem dos Franciscanos é uma das maiores e mais fortes da igreja junto a dos jesuítas, dominicanos e beneditinos. Ele é mostrado na arte litúrgica com o seu habito, as estigmatas e algumas vezes com um crucifixo com azas. Ele também as vezes é, mostrado dando sermões a animais e pássaros.
Sua festa é celebrada em 4 de outubro.
A primeira regra de São Francisco é a pobreza. Se você ver um relógio no pulso de um franciscano pode saber: não é dele, é da ordem .Eles não podem possuir nada, como os jesuítas.
                    São Francisco deu tudo que tinha e amava todas as criações de Deus e tinha um grande amor a natureza e é o padroeiro da Ecologia. Seu amor valeu a ele a conhecida oração "Cântico das Criaturas" e Irmão Sol".
Seu amor a paz e sua estima por Jesus fez ele fazer uma nova versão do "Pai Nosso"
Ele é considerado o inventor do presépio. Fazendo o primeiro em 1223.

Uma curiosidade: Ele é considerado o inventor do presépio. Fazendo o primeiro em 1223.


Oração da paz - Oração de S. Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.





Leandro Pedrosa Cedro
Águas lindas de Goias.
DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |