CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PARTICIPAÇÂO FILOSOFICA e TEOLÓGICA


Para que Sto. Tomás escreveu a Suma Teológica?





É surpreendente para aquele que inicia a Obra de São Tomás, ler o Prólogo da Suma Teológica e escutar da boca do próprio Doutor Angélico a finalidade a que se propôs escrevê-la: “expor o que se refere à religião cristã do modo mais apropriado à formação dos iniciantes”. Portanto, o grande santo se preocupa com aqueles que ainda não são completamente iniciados na Ciência Teológica e procura dar uma boa “introdução” à salutar doutrina.

O que levou Tomás a se preocupar de tal modo a querer elaborar tão sistematicamente a Obra em questão? Percebemos ao continuar a leitura do Prólogo. O motivo principal é um: a grande dificuldade dos noviços diante dos escritos de muitos autores. Essa dificuldade em relação aos autores pode ter três causas. Primeira, pela acumulação de artigos, questões e argumentos inúteis; segunda, porque aquilo que é necessário saber, não é exposto consoante à ordem própria da disciplina, mas ao que pede as explicações dos livros e das disputas; terceira, pela repetição dos mesmos temas, gerando cansaço e confusão aos ouvintes.

Que diria Tomás hoje, na contemporaneidade teológica? Parece faltar àqueles que levam o título de “teólogos”, mais do que nunca, esse mesmo espírito ordenado. Quanto àqueles que se iniciam na teologia, falta-lhes muitas vezes um “mestre” que os possa guiar com segurança pelo bom caminho do método correto, perpassando as várias áreas do saber teológico, até conseguir formar em sua mente e coração uma harmoniosa síntese teológica. Muitos louvam divagações inúteis, enquanto falta-nos a precisão, clareza lógica e teológica que superabundou em Tomás.

Nosso Círculo Tomista quer tentar resgatar entre os estudantes e entre aqueles que tiverem boa disposição de espírito, o propósito que moveu o Doutor Angélico; notadamente, o de uma teologia clara e sucinta, capaz de oferecer aos iniciantes e aos adiantados um fundamento firme e sólido da verdade, que não é derrubado pelo primeiro vento (Mt. 7,25).



Diác. João Paulo dos Santos Silva
Coordenador do Círculo Tomista
da Cadeira de Etienne Gilson

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |