CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ex-secretário recorda mensagem natalina do Papa João Paulo II


O Excmo. Revmo. Sr. Cardeal Dom Stanislaw Dziwisz, que foi o secretário particular, durante quase quarenta anos, de nosso saudoso Papa João Paulo II. O cardeal é autor de uma linda obra na qual relata-se momentos mais significativcos da vida de Karol Wojtyla (João Paulo II).

O Arcebispo de Cracóvia (Polônia), Cardeal Stanislaw Dziwisz,  recordou que para Karol Wojtyla a alegria do Natal é algo que, meditado e contemplado na liturgia e a vida cotidiana, deve ser compartilhada com outros.

O Cardeal Dziwisz fez esta reflexão ao comentar o livro "A Noite das luzes: Páginas e homilias de Natal" que recolhe diversas intervenções do Papa João Paulo II, antes e depois de chegar à Sé de Pedro, sobre esta importante festa.

Na análise, publicada pelo jornal L'Osservatore Romano em sua edição de 10 de dezembro, o Arcebispo recordou que para João Paulo II "as festas natalinas eram sobre tudo um momento muito importante para celebrar o mistério da encarnação de Deus, quer dizer do Amor que se faz próximo a todos os homens, quando nasce como menino em Belém".

Depois de relatar que o Papa Peregrino celebrava o Natal com toda a Igreja, o Cardeal afirma que esta festa "era para o Servo de Deus João Paulo II a festa da família, apesar de que ele mesmo tinha perdido a sua": sua mãe morreu quando era menino, a irmã faleceu logo de nascida, o irmão maior quando era doutor e o seu pai durante a Segunda guerra mundial.

O Papa polonês celebrava o Natal "com grande alegria na família dos sacerdotes e das religiosas que trabalhavam com ele. Sempre estava rodeado da ‘família’ de seus estudantes dos tempos em que foi capelão em São Floriano, na Cracóvia. Convidava-os ao palácio episcopal em Cracóvia e em Roma, porque acreditava que a alegria do Natal devia ser compartilhada com outros".

No Vaticano, prosseguiu, "celebrava o Natal com a família pontifícia, composta não só pelos senhores cardeais e monsenhores que trabalhavam na cúria, mas também pelo guarda vaticano e por aqueles que desempenhavam outros serviços".

Logo depois de comentar que João Paulo II também celebrava o Natal com o presépio e a grande árvore da Praça de São Pedro, o Arcebispo de Cracóvia recorda que o Papa Peregrino gostava "das canções de natal e comidas típicas deste período, porque ajudavam a criar uma atmosfera inesquecível e viver assim o mistério do nascimento de Deus".

"O nascimento do Senhor era para o servo de Deus um mistério a ser contemplado na liturgia e na vida cotidiana e que, contemplado, deve ser compartilhado com outros".

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20812

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |