Hoje celebramos o dia do catequista, e queremos aproveitar este momento para destacar a presença tão especial e importante deste numeroso grupo de pessoas - homens e mulheres, jovens e adultos - dedicadas a transmissão da fé.
Emociona-nos ao pensar na absoluta gratuidade de como estas pessoas realizam sua missão de anunciar Jesus Cristo. Nos surpreende também em saber que o tempo investido em reuniões, formações e preparação pessoal e comunitária com o único propósito de fazer a catequese ser mais atrativa e compreensivel.
Portanto, é necessário agradecer de todo coração por aquilo que os catequistas fazem. Lembramos a catequista que a sua paróquia e diocese precisa, hoje mais que nunca, de você. Feliz, comprometido, e renovada em sua fé.
A Igreja de Luziânia precisa de catequistas que respondam ao chamado que Deus lhes faz. Nem todos os batizados são catequistas. Catequista é aquele que responde a um chamado de Deus. Esta chamada se realiza de várias maneiras, mas é Deus quem chama. Ele convida aqueles que querem ajudá-lo a prolongar a sua ação salvífica na história própria. "Eu escolhi você para mim, fui eu quem escolheu você e eu pretendia ir e dar frutos e seus frutos devem permanecer para sempre" (Jo 15,16).
Este chamado que Deus faz se dá na comunidade cristã. O paroco, como pastor e guia da mesma, instrui o catequista nesta importante missão. O catequista cresce como uma árvore firmemente enraizada no terreno fertil da comunidade cristã. Ao desenpenhar sua missão, o catequista atua como porta voz da Igreja, transmitindo a fé que acredite, celebra e vive.
A resposta positiva ao convite de Deus faz possivel a catequese em nossas paróquias. Mas é necessário perseverar com muito entusiasmo, pois é uma tarefa com algumas dificuldades como crianças que não respondem ao objetivo, familias que não estão interessadas na educação de seus filhos e com os problemas da comunidade... A presença de Jesus, que nunca nos deixa só e nos conforta e nos anima para continuarmos a nossa missão, assim como a companhia de outros catequistas e do paroco ajudará a descobrir a alegria de compartilhar e comunicar a fé.
A Diocese de Luziania precisa de catequistas que se descidam a ser companheiros dos outros no caminho da fé.
Por fim, saibam, caros catequistas, que a Diocese de Luziania reza sempre por vocês e as palavras de São Paulo exprimem bem nossa gratidão por nossos arautos da fé em nossa labuta cotidiana: "Sempre em todas as minhas súplicas oro por todos vós com alegria, pela vossa participação no Evangelho desde o primeiro dia até agora" (Fl 1 4-5).
Feliz dia do Catequista!
DIOCESE DE LUZIANIA
0 comentários:
Postar um comentário
DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA