CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A abertura do CEN 2010 conta com a presença de dezenas de milhares de fiéis

 Abertura aconteceu no altar-monumento, localizado na Esplanada dos Ministérios

Cerca de 45 mil pessoas compareceram na Santa Missa de Abertura do XVI Congresso Eucaritico Nacional, na capital do Brasil. O caral de mil pessoas "fez bonito" durante a celebração. Brasília recebeu na noite desta quinta-feira (13), 300 bispos e mil padres para a abertura oficial da 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional. O início do evento, que acontece na capital federal até domingo (16), contou com o anúncio do jubileu e uma Santa Missa presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI ao congresso, cardeal Dom Cláudio Hummes.


A abertura começou ao som do hino oficial do CEN 2010, seguida de um minuto de silêncio pedindo a intercessão de São João Maria Vianney por todos os sacerdotes do Brasil. Na sequência, foi apresentado aos presentes a mensagem do Papa Bento XVI para o congresso eucarístico, feita após a oração mariana do Regina Coeli deste domingo (9). “Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”, pediu o Sumo Pontífice.

:: Leia a mensagem na íntegra

Logo após a mensagem, o arcebispo da capital federal, Dom João Braz de Aviz, e o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, lançaram o selo e carimbo da série 'Brasília, sonho e realidade'.


Na homília, Dom Cláudio disse que o congresso será, em primeiro lugar, uma ação de graça solene e pública do povo brasileiro. "Poder sentar à mesa eucarística é a melhor oportunidade para renovar o nosso discipulado, como propõe esse congresso. Ora, sentar-se à mesa eucarística é estar em frente de Jesus e deixar-se por Ele transformar. 'Eu sou a videira e vós os ramos'. Assim, os ramos vivem da vida do tronco".

O cardeal lembrou ainda que ser um bom discípulo de Jesus leva os cristãos a serem bons missionários. "Mas para isso é preciso que sejamos muito unidos aos irmãos, porque, assim, Jesus Cristo unido ao Pai e nós unidos com Jesus e os irmãos, eis aí a unidade. Dessa unidade depende a credibilidade da Igreja. De fato, o sonho de Jesus Cristo é que a Igreja se constitua modelo de amor para toda a sociedade".

A noite terminou com a exposição de Jesus Eucarístico e a procissão da Esplanada até a Catedral Metropolitana  com o Santíssimo no papamóvel. Cerca de 150 autoridades estiveram presentes na celebração eucarística, dentre elas o vice-presidente da República, José Alencar e o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.

Imagem de Nossa Senhora e relíquias de Cura d'Ars

A abertura do evento contou com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda de Aparecida (SP), e das relíquias de São João Maria Vianney, o santo padroeiro dos padres. A imagem da padroeira do Brasil chegou na Esplanada dos Ministérios de helicóptero e foi até o altar-monumento no papamóvel usado na visita de João Paulo II a capital do Brasil. Quem acolheu a chegada da imagem, ao som da música “Viva a Mãe de Deus e nossa”, foi padre Darci Nicioli, reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, e Dom Raimundo Damasceno, arcebispo da cidade natal da Mãe do Brasil.

Surpresas da abertura

Um coral de mil vozes, composto por fiéis das 122 paróquias de Brasília (DF), e a orquestra da Escola de Música da capital federal enriqueceram a Santa Missa de abertura do CEN 2010. A novidade foi organizada pela Comissão de Cultura e Educação do evento, coordenada pelo padre Ulisses Reis de Carvalho. O coral contou com vozes de leigos em música que ensaiaram durante dois meses para a participação no evento.

A Orquestra da Escola de Música de Brasília, composta por cerca de 30 vozes, cordas, madeiras, metais e percussão, apresentou duas pequenas peças na entrada dos bispos no altar-monumento: “Exultate” e “Jubilate”, de Vivaldi. As demais canções da celebração eucarística foram escolhidas pela equipe de Liturgia do congresso. A orquestra produziu um arranjo sinfônico para cada música.

:: Coral e orquestra enriquecem Missa de abertura do CEN 2010

Altar-monumento

A Santa Missa aconteceu em um altar-monumento, um dos maiores já montados no Brasil. O projeto procura ser um elo visual entre a história de Brasília, evocando o altar da primeira celebração eucarística presidida na cidade, no dia 20 de abril de 1960, e o hoje da capital. Na sua forma invertida, se apresenta como uma grande tenda. No centro, a rampa que nasce do meio do povo, passando pelo altar, se ergue numa torre em forma circular.

Coordenado pela arquiteta Miriam Reichert, o projeto ainda conta com as cores de sangue-ferrugem, dourado e branco – logomarca oficial do Congresso Eucarístico. O altar tem 150 metros de largura e 23 metros de altura, além de uma rampa de acesso de 30 metros de comprimento. O local contará com a presença de cardeais, arcebispos e bispos que presidirão as Missas e, nas extensões laterais, acolherá mais de dois mil sacerdotes.

Em muito breve fotos dos seminaristas da Diocese de Luziania, presentes neste grande evento nacional.

Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |