CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

LUZIÂNIA REALIZOU A TRADICIONAL FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

O município de Luziânia tem um povo de cultura muito forte ornamentada com várias tradições. A festa do Divino Espírito Santo, por exemplo, é uma delas. A festividade acontece 50 dias após a páscoa e tem o objetivo de reavivar a fé pleo Espírito Santo no coração dos luzianenses.

Novenas, missas, leilões e barracas com comidas típicas abrilhantaram a festa. Durante 10 dias de demonstração de fé, os festeiros também arrecadam benefícios para as paróquias, tudo muito bem organizado pelos padres católicos. Os festeiros são sorteados a cada ano para comandar a organização em louvor ao Espírito Santo.

O ponto alto é a folia de rua, feriado municipal. Os foliões andam pela cidade levando a bandeira do Divino Espírito Santo, representado por uma pomba branca, simbolizando a passagem do Espírito Santo por toda a cidade.

Os pousos de folia também acontecem nas fazendas e os foliões passam de fazenda em fazenda a cavalo, e em cada uma delas pedem pouso. Os proprietários recebem a visita e os foliões rezam a novena, depois é oferecido o jantar seguido de baile a noite toda. Os convidados pernoitam na fazenda e prosseguem a folia no outro dia.

Os festejos, que este ano completaram 262 anos, tiveram início no dia 15 de Maio. Desde de o ano de 2011, foi acrescida à festa a visita da Bandeira Oficial do Divino Espírito Santo aos Órgãos Públicos e Privados de Luziânia, onde é recebida com muita alegria e emoção.



Fonte: Jornal O Despertar - Valparaíso - GO, Ano 25 nº 606 - Editora Rosângla  Méri

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |