CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Diz o título da matéria: "Bispos alemães privem dos sacramentos quem não paga imposto"



Em meio a alegria da chegada do novo bispo à Diocese de Luziânia, a agência católica de comunicação, ACI Digital, publica uma matéria que trata do desconforto dos cristãos que vivem na Alemanha. Antes de ler, vale salientar que na Germânia o dízimo é descontado em folha.
Um amigo meu que trabalhou na Alemanha disse que ao ser admitido num emprego perguntaram qual era sua religião e ele disse "católico". Ao receber seu contracheque verificou, surpreso, que descontaram 10% para aquela denominação religiosa. Ele então comentou o assunto com um colega que o orientou a procurar o departamento de pessoal e retificar a declaração anterior, dizendo-se agora ateu (Gottloss). Ele assim fez, e funcionou. Nunca mais sofreu desconto de 10% a título de dízimo.

O fato é que a conferência dos bispos da Alemanha abriram um grande leque para discussão e críticas. 


A partir daqui segue na íntegra a publicação da ACI Digital.

BERLIM, 24 Jan. 15 / 05:02 pm (ACI).- Os fiéis católicos da Alemanha expressaram sua profunda consternação pelo decreto da Conferência Episcopal Alemã que priva dos sacramentos aqueles que não paguem o “imposto à Igreja”.

Este é o mal-estar que se desprende de uma reportagem realizada pela National Public Radio” (NPR), a cadeia pública de rádio dos Estados Unidos. Martina Nagher, jovem alemã que paga o imposto à Igreja, expressou sua inconformidade pela imposição. “Penso que isto é absolutamente inaceitável. Quem queira obter os sacramentos deveria poder fazê-lo, pague impostos ou não”, disse à NPR.

Graças ao imposto à Igreja, em 2013 a Conferência Episcopal Alemã arrecadou ao redor de 6,7 bilhões de dólares, e é considerada a Igreja mais pudente do mundo. Entretanto, os fiéis no país estão diminuindo dramaticamente, em uma média de cem mil por ano.

Em 2012, abandonaram a Igreja na Alemanha um total de 118,335 católicos.

Desde 2012, os bispos da Alemanha decretaram que quem não pagar o imposto eclesiástico não poderá aceder aos sacramentos da Confissão, Comunhão, Confirmação ou Unção dos Enfermos.

Para a Sylvia Poggioli, repórter da NPR, “os Bispos alemães têm uma mensagem clara para os 25 milhões de católicos do país: O caminho ao céu requer mais do que fé e boas intenções; requer o pagamento de impostos”.

Ao promulgar o decreto de 2012, o então presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch, justificou a medida assegurando que “na Alemanha, a Igreja é uma comunidade de fé que coexiste junto ao sistema legal. Os dois não podem ser separados”.



Outro fiel católico entrevistado pelo NPR, Sebastian Rus, embora tenha destacado que a Igreja Católica realiza um importante trabalho social no país e ao redor do mundo, assinalou que a proibição dos sacramentos para que não pago o imposto “não é boa”.

“Não é uma boa decisão dizer ‘se você não pagar seu imposto, não tem direito a um funeral cristão, um funeral católico”, lamentou.

Por sua parte, o perito em história da Igreja Carsten Frerk assinalou à NPR que a norma dos Bispos alemães “carece de sentido e não tem cabimento no código legal da Igreja”.

“Não pode sair da Igreja sob a lei da Igreja Católica, porque quando alguém é batizado, é católico por toda sua vida”.

O vaticanista Sandro Magister também criticou a medida, a que qualificou como “excomungar de facto” os que não pagam o imposto.

Por sua parte, em um artigo publicado em dezembro de 2014 no The Spectator, o analista católico Damian Thompson assinalou que a grande quantidade de dinheiro com a que conta a Conferência Episcopal Alemã, graças ao imposto que recebe dos fiéis, causou que os Bispos se sintam “com direito a ditar a prática pastoral” das dioceses que eles ajudam financeiramente em países em desenvolvimento.

A pressão dos Bispos alemães ficou particularmente em evidência ao pressionar a Igreja a aprovar a comunhão para divorciados em nova união.

Magister criticou os Bispos alemães em outubro de 2014, ao assinalar que estes são “notavelmente os mais misericordiosos em querer conceder a comunhão aos divorciados que voltaram a casar, mas ao mesmo tempo são os mais desumanos na hora da excomunhão de facto para os que rejeitam contribuir com o óbolo à Igreja que em seu país é obrigatório por lei”.


Fonte: ACI DIGITAL

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |