CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Diocese chora a morte de PADRE JOSÉ BORSATO

Foto: Facebook - Padre Jose Borsato


No dia 07/10/2011 o povo de Deus, presente no município de Cirstalina-GO, reuniu-se na praça Otto Mohn para celebrarem uma Missa campal em homenagem ao padre José Borsato. Flores, faixas, cada um expressou de alguma forma a gratidão e o carinho pelo padre.

Padre José chegou a Cristalina em 1974 e na cidade dos cristais, deixou um legado social e religioso inesquecível. Inúmeros bebês foram batizados por ele. Quantos casais receberam suas bênçãos matrimoniais e tantos conselhos dados a quem precisava de consolo.

Discreto em suas ações, Padre José dedicou sua vida para Cristalina. Seja na organização da festa de São Sebastião, na coordenação de creches ou na realização de missas e novenas, Borsato foi um homem de coração aberto e amizade verdadeira.

Além de lutar em prol de importantes ações sociais em Cristalina, padre José, um dos maiores destaques do trabalho deste grande homem foi a criação de creches, onde milhares de crianças são atendidas, possibilitando que seus pais trabalhem durante o dia, lutou também contra a miséria e a fome, desenvolvendo projetos que tinham como objetivo proporcionarem uma condição de vida mais digna aos mais carentes.

No dia 04 de outubro de 2011 os cristalinenses foram surpreendidos com a notícia da morte do Padre José Borsato ocorrida na cidade italiana de Barssano, ele lutou bravamente contra um câncer, até onde pôde. Às 05h30 (horário de Brasília), faleceu o padre José, que desde 1974 trabalhava como pároco e líder religioso em Cristalina, dedicando praticamente toda sua vida em prol dos mais necessitados do município. O corpo foi velado e enterrado em Bassano, na Itália.

O prefeito de Cristalina, Luiz Attié, grande admirador de Padre José, foi à Italia representar a cidade no velório. Attié lembrou que o belo trabalho realizado por Borsato nas creches terá continuação e será fortalecido através da Secretaria de Educação do município.

 Padre José deixa uma importante lição de fé e esperança, seus ensinamentos mudaram a vida de milhares de pessoas que compareciam às suas missas ou que participaram de suas ações sociais, o padre José enquanto saúde teve, viveu para Cristalina, um exemplo de cristão, cidadão e homem preocupado com o bem de todos, certamente sua missão foi cumprida, mesmo não estando fisicamente entre nós, sempre viverá nos corações daqueles que o conheceu.

Em razão da irreparável perda, foi decretado luto oficial de três dias no município de Cristalina, um singelo reconhecimento a este italiano de coração cristalinense.


Padre José deixa sua marca, ou melhor, seu despertar vocacional. Padre Marcelo José Vieira Júnior é a testemunha viva. Vejamos como o Padre José participou da vida do Padre Marcelo.

Pe. Marcelo, nascido 11 de Julho e Batizado em 02 de novembro (dia de finados), por Padre José Borsato. Recebeu a primeira comunhão no dia 22/11/1987, em missa presidida por Padre José Borsato.

Foi crismado em 24/11/1991, por Dom Agostinho 1º bispo diocesano de Luziânia e concelebrada por Padre José Borsato. Ingressou no seminário ano de 1996/97. Ministério de leitor 29/07/2003, ocasião da Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Catedral de Luziânia, por dom Agostinho. Ministério de acólito 23/11/2003 - Festa de Cristo Rei, na Catedral de Luziânia, por Dom Agostinho Ordenação Diaconal em 31/05/2004 - Festa da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, presidida por Dom Agostinho e concelebrada por Dom Afonso Fioreze, então bispo coadjuntor da diocese de Luziânia e concelebrada por vários padres inclusive o então pároco Padre José Borsato.

Ordenação Sacerdotal em 01/01/2005 - Festa de Maria Mãe de Deus na Catedral de Luziânia, presidida por Dom Afonso, já 2º Bispo diocesano de Luziânia, concelebrada por vários padres. Atuou como administrador paroquial da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Luziânia, no 4º domingo do tempo comum. Em 08/08/2005 - Recebeu do Prior Provincial da Provincia de Santo Elias a autorização para ministrar a Imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Em 01/02/2006 - Nomeado como Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Descoberto-Go. No dia 19/02/2006 – Toma posse na Igreja de Santo Antônio e recebe das mãos de Dom Afonso, as chaves do sacrário.

Em 13/06/2008 - Com a elevação da Igreja Matriz a Santuário, devido ao grande número de peregrinos e muitos outros sinais da graça de Deus, foi no mesmo ato nomeado como primeiro reitor do Santuário de Santo Antônio do Descoberto.es inclusive o Padre José Borsato, padre que batizou o então novo padre. 30/01/2005, toma posse como administrador paroquial da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Luziânia, no 4º domingo do tempo comum. Em 08/08/2005 - Recebeu do Prior Provincial da Provincia de Santo Elias a autorização para ministrar a Imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Em 01/02/2006 - Nomeado como Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Descoberto-Go. No dia 19/02/2006 – Toma posse na Igreja de Santo Antônio e recebe das mãos de Dom Afonso, as chaves do sacrário.

Em 13/06/2008 - Com a elevação da Igreja Matriz a Santuário, devido ao grande número de peregrinos e muitos outros sinais da graça de Deus, foi no mesmo ato nomeado como primeiro reitor do Santuário de Santo Antônio do Descoberto.


FONTES:

2 comentários:

Comentários importantes disse...

Sou filha de Cristalina e cresci convivendo com Pe José, meu pai e minha mãe são ministros de Eucaristia, e participamos vivamente essa comunhao ao lado de Pe José. Chorei! Porque ao lado do Pai está um Magnifico ser humano bem feitor das obras de Deus Pai em sua paróquia. Te amaremos Pe José eternamente.

Anônimo disse...

padre jose borsato um santo de cristalina no ceu!!!

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |