CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sábado, 8 de outubro de 2011

O CÉU RECEBE MAIS UM SANTO



Brasília, 06 de Outubro de 2010 – O fim matinal de Brasília foi mais choroso hoje, tanto que as lágrimas foram bem representadas pelas águas da chuva, pois, por volta das 10h11min da manhã, Monsenhor José de Souza Lima (Monsenhor Lima), sacerdote da Santa Amada Igreja Católica Apostólica Romana, veio a óbito. O santo sacerdote contava com 91 anos de idade e quando faleceu se encontrava em seu apartamento localizado em Águas Claras/DF.


Desde terça feira, a saúde de Monsenhor Lima havia se agravado. O desejo deste santo sacerdote era bem explícito: entrar para a eternidade em casa. Há muitos anos que o ungido do Senhor aguardava ansiosamente por este momento: encontrar-se com Nosso Senhor Jesus Cristo na eterna glória.

Monsenhor Lima sempre se antecipou aos fatos, inclusive ainda quando morava em Luziânia/GO, tratou de preparar todo o seu funeral e deixou pagas todas as despesas fúnebres. Além de algumas santas exigências deixadas por escrito, duas não podem passar em branco: 1. O endereço de sua cova, mesmo local onde seus pais estão enterrados; 2. Deve conter somente uma frase em latim em seu jazigo: NIHIL, PULVERIS ET CINERIS, traduzindo, NADA, PÓ E CINZA.

Monsenhor Lima será enterrado paramentado com a casula que utilizou na celebração da Santa Missa na qual comemorou 60 anos de sacerdote. Isso mesmo, 60 anos de sacerdote!

O velório iniciou por volta das 16 horas na Capela João Paulo II, em Águas Claras/DF. A Santa Missa será amanhã, por volta das 9:00, na mesma capela. Em seguida, o corpo será transladado para o cemitério Campo da Esperança (Plano Piloto) para ser sepultado, no mesmo jazigo de seus pais. O corpo passará a noite na Capela João Paulo II. É o segundo corpo que é velado na Capela João Paulo II. O primeiro foi o corpo de Kaká, leigo ativo da comunidade.

Há confirmada a presença de centenas de pessoas, incluindo sacerdotes, bispos, religiosos (as) e o povo de Deus.

A família de Monsenhor Lima é muitíssimo religiosa, tanto que ele e seu irmão entraram para o seminário, mas somente um foi ordenado sacerdote. Mas não para por aí, pois uma irmã de Monsenhor Lima, Ir. Terezinha Lima, seguiu a vida religiosa e ingressou na Congregação dos Salesianos.

É fato que Monsenhor deixa imensas saudades enraizadas em nossos corações, sobretudo no coração daqueles que conviveram com ele desde a juventude. É o caso de Sebastião Caixeta (foto), grande amigo de Monsenhor desde os tempos de Seminário em Vianopólis/GO. Caixeta e Monsenhor Lima se conheceram na adolescência, início da década de 50, quando ingressaram juntos no Seminário, na época de reitoria de Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. Mas Sebastião Caixeta discerniu que a vida sacerdotal não era sua vocação. Quase trinta anos depois Caixeta e Monsenhor Lima tornaram-se ícones da cidade de Vianopolis, um é o vigário da cidade e o outro o prefeito. Foi a fase mais feliz da cidade e dos dois grandes amigos. Apesar da imensa amizade e gigantesco carinho, os dois sabiam que não poderiam misturar muito as coisas do Estado e da Igreja.

Sebastião Caixeta soube do falecimento do grande amigo às 15 horas e não vacilou em correr rumo a Brasília e velar o corpo do santo amigo. Ao recordar os gigantescos feitos do amigo, Caixeta se emociona.

É fato que Monsenhor Lima sempre amou a Santa Liturgia e a Igreja, jamais discordando do Magistério. É fato também que em virtude desse zelo nunca deixou de celebrar uma única Missa, por negligência ou preguiça. Em agosto de 2010, na rádio Rede Imaculada, no dia em que a Igreja do Brasil celebrava a vocação sacerdotal, tive a oportunidade de entrevistar Monsenhor Lima, ao vivo. Na ocasião ele disse que as vezes que deixou de celebrar a Santa Missa estava doente e internado e que isso aconteceu somente umas cinco vezes em quase seis décadas de sacerdócio.

Na tarde de segunda feira liguei para Monsenhor Lima, conversamos brevemente e combinamos de fazer uma entrevista Sábado sobre a sua pessoa. Mas Deus o chamou e Monsenhor José de Souza Lima, como servo obediente, bom e fiel não tremeu diante do chamado. Por fim, sabemos que este grande homem estará sempre conectado conosco através da oração e on line através da Eucaristia.



Devanilson Álvares de Souza
PASCOM
DIOCESE DE LUZIANIA / GO

1 comentários:

Diácono Pedro Barbosa (Pedrinho) disse...

SAUDADES ETERNAS!! NOSSO COMPADRE MONSENHOR LIMA MARCOU NOSSAS VIDAS QUANDO VEIO PASTOREAR EM MINAS NOS ANOS 90. NOSSA FILHA CAÇULA È SUA AFILHADA. HOJE COM GRANDE DOR RECEBEMOS A NOTICIA DE SUA PARTIDA PARA OS BRAÇOS DO PAI!!MAS O QUE NOS CONFORTA E ALEGRA QUE TEREMOS UM SANTO A INTERCEDER POR NOS. A PAROQUIA NOSSA SENHORA DA CONÇEIÇAO DE RAPOSOS FOI UMA DAS GRANDES PAROQUIAS PRIVILEGIADAS COM AS OBRAS DO NOSSO QUERIDO MONSENHOR.DIAC.PEDRO,ESPOSA E FILHOS.

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |