CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sábado, 15 de outubro de 2011

IMAGENS


Uma internauta fomentou em nosso blog uma questãopolemica, interessante e superada pela critica teológica: As imagens. Somente os desatualizados e desinformados persistem em debater de maneira ofensiva temas ultrapassados. Contudo, é um tema super interessante para se estudar.





Nossa internauta sugeriu um texto bíblico:


 "Disse o Senhor: Adorarás somente ao Senhor teu Deus. só a ele te dobrarás e somente a ele prestarás culto. e, ainda: Não farás para tí imagem de escultura, não te encurvarás a ela e nem lhes prestarás cultos. Eu sou o Senhor". Exodo Cap 20.


Comumente os católicos são taxados de adoradores de imagens, idólatras entre outras coisas, pois temos imagens de santos, anjos, de Jesus e de Nossa Amada e Sempre Virgem Maria, a Mãe de Deus.

 É sumamente interessante analisarmos o texto sagrado (sugiro que use a tradução da Biblia de Jerusalem, publicada pela Paulus):
Êxodo 20,4-5:
Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e bisnetos daqueles que me odeiam…".
Esta belíssima passagem do Antigo Testamento. nos conivida a uma reflexão, pois somos seres humanos dotados de inteligência:
Sabemos que o povo hebreu viveu por mais de quastro séculos no Egito. Obviamente, pós tantas gerações o povo eleito acabou por absorver a cultura e o modo de viver dos egipcios. Portanto, após 430 anos de escravidao no Egito o povo hebreu estava impregnado pelo politeismo, comum à cultura egípcia.


A propria biblia e outras fontes nos mostram que os egipcios tomavam inclusive o farao como divindade e que a socidade egipcia (como tantas outras sociedades antigas: persas, assirios, gregos, etc.) construiam grandes monumentos em honra ao seu deus ou deuses. Por isso, é obvio que  o primeiro mandamento é "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS".  Deus precisou ordenar a não fabricação de imagens dos Deuses pagãos (exmplo classico: o bezerro de ouro).

Deus, em toda a sua sabedoria, conduzia o povo pelo deservo  com o intuito de purifica-lo antes de entrar na terra prometida, e mesmo  muitos seculos depois ainda ficou sinais do paganismo egipcio no povo.  Deus quer  a adoração única e exclusiva a Ele.. Porém, confirmando a ideia de fraqueza do povo (Cf. Ex 32) os israelitas fabricam um bezerro de ouro para adoração. É preciso salientar que os capitulos seguintes do Livro do Êxodo não são tão carregados de proibições, mas de solicitações para que se contrua imagens que remtam ao UNICO DEUS VIVO E VERDADEIRO: IAHWEH.  Portanto, nao fiquemos presos a versiculos, olhemos para o horizonte! Vejamos que  o autor sagrado quer transmitir!

O Livro do  Levítico 26,1 também é carregado de proibições e de condutas éticas, seguindo a mesma linha de pensamento do Livro do Êxodo:
Não fareis ídolos. Não levanteis estátuas nem estelas (pedras com inscrição ou escultura), e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus.

A bíblia condena expressamente a fabricação de ídolos. Pois o idolo é um falso deus, algo ou alguém que é colocado ou se coloca no lugar do verdadeiro Deus. Qualquer coisa pode se tornar um ídolo: Fama, dinheiro ou a busca incessante da prosperidade pautada nos bens materiais.

As imagens por si não passam de representações artísticas. O grande diferencial esta no sentido e no uso que se tem  para com esta ou aquela imagem.
É comum dizerem que nossas Igrejas católicas são amaldiçoadas porque tem imagens, ou até mesmo, qualquer lugar que tenha em seu interior alguma imagem. Chegando ao cúmulo de algumas pessoas não entrarem nestes lugares por “medo” destas imagens. Interessante notar que o Templo de Jerusalém, construído pelo rei Salomão, continha muitas representações de anjos ou animais:
“Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão estes querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada.” (Êxodo 25,17-20)
“Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” (Êxodo 25,22)
Deus serviu-se de imagens para manifestar a sua glória. Os querubins não eram ídolos como as nossas imagens católicas também não são ídolos. Não vale o mesmo critério para nossas representações humanas? Nossos Santos e anjos? Desde os primórdios do Cristianismo, nossos antepassados católicos pintaram e esculpiram imagens.

Portanto, devemos tomar muito cuidado, principalmente no que diz respeito à interpretação da sagrada escritura. Não podemos tomar uma posição radical e fundamentalista em detrimento dos fatos históricos , já que na própria Bíblia temos a seguinte recomendação de São Pedro:
“Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras” (2 Pe 3,16).
As imagens, esculturas, pinturas sempre foram uma forma de expressar o testemunho de fé do cristão católico. 


Leandro Pedrosa


Pascom - Águas lindas de Goias.

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |