CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DOM AFONSO EM Visita ‘ad limina’ 2010

Visita ‘ad limina’ 2010

Amanhã, 11 de Novembro, nosso bispo diocesano, Dom Afonso Fioreze, CP e o reitor do Santuário de Santo Antônio, em Santo Antônio do Descoberto-GO, Pe. Marcelo José Vieira Júnior,  irão ao Vaticano em Visita Ad Limina Apostolorum ao Papa Bento XVI juntamente com os demais bispos do Regional Centro Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins). O reverendo de Santo Antônio foi convidado e estará entre os bispos e o Sumo Pontífice.

O pároco de Santo Antônio levará de presente ao Papa Bento XVI uma livro com a assinatura dos fiés de sua paróquia. Além do Pe. Marcelo, outros padres das demais dioceses do regional comporão a delegação que embarcará amanhã, com escala em Lisboa. A vista durará dez dias dias.  


De acordo com o bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, o Papa Bento tem informações sobre todoas as dioceses e certamente abordará algumas delas com os bispos nos encontros pessoais. Dom Wilk, bispo bastante experiente, afirma ainda que todos os bispos poderão pedir a opinião do Papa acerca do seu pastoreio, ou seja, dos trabalhos pastorais na diocese.

Os bispos celebrarão Santas Missas nas Basílicas Maiores de Roma: São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora e São João de Latrão. A programação prevê ainda visitas às escavações arqueológicas debaixo da Basílica de São Pedro, onde está o túmulo do primeiro papa.

No dia 29 de Outubro o site da Arquidiocese de Goiânia publicou o texto explicativo sobre a visita Ad Limina Apostolorum escrito pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, CP. No texto,  Dom Washington Cruz diz que

a visita “ad limina apostolorum” significa visita aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, em Roma. 

Desde os primeiros tempos, a Igreja foi cimentando-se sobre a base de uma estreita união espiritual e formal entre os Apóstolos e seus sucessores. A visita ad limina é a expressão atual dessa íntima relação e comunhão na fé e na missão.

O costume dos bispos peregrinarem a Roma é muito antigo; data já do século IV e mais tarde, o Papa Xisto V em 1585, a institucionalizou e dispôs a forma de realizá-la. Segundo a legislação eclesiástica vigente, os bispos residenciais devem ir, cada cinco anos a Roma, para honrar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e encontrar-se com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma. A última visita ad limina dos bispos do Brasil foi em 2002-2003.

A visita, com seus diferentes momentos, tem um significado bem claro para mim como bispo e para nossa Arquidiocese. Significa uma ocasião privilegiada para avivar meu sentido de responsabilidade como sucessor dos apóstolos e fortalecer minha comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa. E para nossa Igreja diocesana é uma ocasião para consolidar, por meu intermédio, os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma, e com toda a Igreja do Senhor. Assim se tornarão visíveis e ficarão, sem dúvida, fortalecidas a unidade e a comunhão que nos unem aos bispos, sucessores dos apóstolos, com o papa, sucessor de Pedro, e as Igrejas locais com a Igreja primaz de Roma e com o resto das Igrejas particulares.

Como vosso bispo e pastor, viajo a Roma com um profundo sentimento de filial e fraternal comunhão afetiva e efetiva para com o Santo Padre e para com toda a Igreja, para reforçar os laços de fé, esperança e caridade com o papa Bento XVI e com a Igreja Universal.

O papa é o sucessor de Pedro e o vigário de Cristo na terra. Não importa que ele seja bonito ou feio, alto ou baixo, estrangeiro ou brasileiro. Para realizar sua urgente tarefa, necessita do apoio e do carinho de todos os fiéis católicos, especialmente agora, diante de tantos ataques à sua pessoa e ao que representa. Não se trata de pensar o que o papa pode fazer por nós, mas o que podemos fazer pelo papa. Rezemos pelo Santo Padre e pelo feliz êxito da visita ad limina dos bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, de 11 a 20 de novembro 2010.


(FRASE-DESTAQUE)
“A visita ad limina, para nossa Igreja diocesana, é ocasião para consolidar, por meu intermédio, os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.”


Adaptação do Texto: Devanilson Álvares de Souza

FONTE:
http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/site/arcebispo/palavra/1290-visita-ad-limina-2010-novembro-2010.html
O Descoberto (Jornal) Novembro de 2010 - ANO XV nº 175,  p. 10.

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |