CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PROSSEGUE VISITA "AD LIMINA" DOS BISPOS DO REGIONAL CENTRO OESTE


Prossegue a quinquenal visita "ad Limina Apostolorum" dos bispos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional formado pelos Estados de Goiás e Tocantins, e pelo Distrito Federal.



Após o encontro de ontem, 15 de Novembro, com o Santo Padre, os bispos – aos quais o Papa dirigiu um discurso exortando os cristãos a serem testemunhas da verdade, amor e justiça – prosseguem suas atividades visitando os diversos organismos da Cúria Romana e celebrando a Eucaristia nas quatro Basílicas papais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior, e São João de Latrão - sede da Diocese de Roma.

Sobre a importância da visita "ad Limina" e o discurso do Papa aos bispos do Regional Centro-Oeste, eis o que nos disse o Bispo de Uruaçu (GO), Dom Messias dos Reis Silveira, entrevistado por Alberto Goroni.  (baixar a entrevista de Dom Messias)


Alberto Goroni entrevistou também o Bispo auxiliar emérito de Brasília, Dom João Evangelista Martins Terra, que nos falou sobre o florescimento de vários movimentos religiosos eclesiais no Brasil, nos últimos tempos. (baixar a entrevista de Dom Terra).


Enquanto os bispos seguem seus oficios na visita, Papa fará visita de cortesia aos novos cardeais. As visitas de cortesia do Santo Padre aos 24 novos integrantes do Colégio Cardinalício acontecem no sábado, 20, entre 16h30 e 18h30 (em Roma - 13h30 e 15h30 no horário de Brasília). O Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, integra a lista.


O Consistório Ordinário Público para a criação dos cardeais acontece neste sábado, 20, às 10h30 (em Roma - 7h30 no horário de Brasília). A cerimônia ocorre na Basílica de São Pedro e será presidida pelo Papa Bento XVI, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova.




No domingo, 21, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Papa presidirá à concelebração da Santa Missa com os novos cardeais na Basílica Vaticana, ocasião em que dará a cada um o Anel cardinalício.

"Os Cardeais têm a missão de ajudar o Sucessor do Apóstolo Pedro no cumprimento de sua missão de princípio e fundamento perpétuo e visível da comunhão na Igreja (cf. Lumen gentium, n. 18)", explicou o Santo Padre ao divulgar a lista com os nomes dos novos cardeais, logo após a Catequese do dia 20 de outubro.

Os novos cardeais provêm de quatro continentes: 15 europeus (incluindo 10 italianos); 4 africanos e americanos, 1 asiático. Este será o terceiro Consistório do Pontificado de Bento XVI. Os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.

As visitas de cortesia do Santo Padre acontecerão nos seguintes lugares:

SALA PAULO VI
Átrio

1. Card. José Manuel Estepa Llaurens

2. Card. Kazimierz Nycz

3. Card. Raúl Eduardo Vela Chiriboga

4. Card. Laurent Monsengwo Pasinya

5. Card. Antonios Naguib

6. Card. Raymundo Damasceno Assis

Sala

1. Card. Paolo Romeo

2. Card. Domenico Bartolucci

3. Card. Elio Sgreccia

4. Card. Donald William Wuerl

5. Card. Reinhard Marx

6. Card. Medardo Joseph Mazombwe

7. Card. Albert Malcolm Ranjith Patabendige Don


PALÁCIO DA CANÔNICA - FÁBRICA DE SÃO PEDRO

1. Card. Walter Brandmüller

PALÁCIO APOSTÓLICO

Sala Régia

1. Card. Gianfranco Ravasi

2. Card. Angelo Amato, S.D.B.


Sala das Bênçãos

1. Card. Robert Sarah

2. Card. Francesco Monterisi

3. Card. Fortunato Baldelli

4. Card. Kurt Koch

5. Card. Velasio De Paolis, C.S.

6. Card. Paolo Sardi


Sala Ducal

1. Card. Mauro Piacenza

2. Card. Raymond Leo Burke

E para não esquecermos, Domingo, 14, já na Cidade do Vaticano, ss bispos do nosso Regional Centro Oeste iniciaram a sua visita ad Limina ao Vaticano. Na manhã de domingo, 15,  os bispos celebraram a Santa Missa na Capela da Anunciação, ou seja, na Rádio Vaticano. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.


O Presidente do Regional o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz Aviz, conversou com a Rádio Vaticano sobre a visita ad Limina. (baixar a entrevista de Dom João Braz). Dom João fez ainda um comentário sobre as palavras do Santo Padre no Angelus deste domingo. (Baixar o comentário que Dom João).









 Adaptação de texto: Devanilson Álvares de Souza

 

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |