CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

domingo, 14 de março de 2010

SEMINARISTAS PELA VIDA

CATECISMO CONTRA O ABORTO

No Brasil, um excelente catecismo foi publicado em 2009 para ajudar os Católicos a melhor compreender, amar e defender o dom da vida: trata-se do ‘Catecismo contra o Aborto’, da lavra do Padre David Francisquini, da cidade de Cardoso Moreira, Estado do Rio . Neste primeiro email em 2010 publicamos a introdução da obra e seu primeiro capítulo, intitulado “O sagrado dom da vida nesta Terra, preludio da vida eterna no Céu”.
 
Vida Humana International oferece este Catecismo aos membros da rede de Seminaristas pela vida dos países de lingua portuguesa, os quais estão convidados a estudar o seu conteúdo e a repassar o email a seus colegas de seminário, encorajando-os a se cadastrarem-se no nosso site para receber diretamente as infromações com regularidade.



Introdução
 
     Hà 30 anos, quando se falava de aborto, um frêmito de repulsa ainda se fazia sentir em quase todos os ambientes. Sobretudo — e a fortiori — nos meios católicos. O tempo passou, e com ele uma transformação gradual, mas profunda, começou a se operar em diversos setores da sociedade, influenciados pela campanha sentimental de movimentos abortistas.
 
     Transformação gradual, sim, como de gota em gota: "Sou totalmente contrário ao aborto, mas em caso de estupro... "; depois: "Jamais abortarei... mas não condeno quem o faça em casos extremos ", e assim por diante. Transformação profunda, pois que tangia princípios sagrados e perenes, ainda que inadvertidamente.
 
     No entanto, chegou o momento em que os movimentos abortistas se viram obrigados a mostrar seu vulto total. As pequenas concessões que eles — às vezes declaradamente, às vezes não — tentavam fazer passar em vários setores da sociedade, não tinham senão um objetivo: caminhar para a aceitação total do aborto, de todas as formas, em qualquer ocasião. Exemplo candente é o Projeto de Lei 1135/91, que simplesmente escancara as portas ao aborto no Brasil.
 
     Ora, alguns, vendo tal sanha, cristalizaram-se, e começaram a se perguntar: por que tanta radicalidade? Sera mesmo por questão de "saúde pública" que eles defendem o aborto? Por outro lado, como explicar a universalidade do movimento abortista? Estarão eles ligados entre si? Como se explica tudo isso?
 
     Essas e outras perguntas passaram a inquietar também numerosos espíritos. E tal inquietação chega, no momento presente, a um auge. É nesse quadro trágico, mas providencial, que se insere esta publicação.
 
     Seja ela um instrumento de luta. Com efeito, se é com idéias falsas e perniciosas que os defensores do aborto tentam impor sua sanha, é também com idéias — apoiadas na Fé, na razão e na ciencia — que devemos rebatê-los.
 
     Queira a Divina Providência servir-se desta obra para dar a todos os católicos uma convicção profunda das razões pelas quais não se pode, e não se deve, de nenhum modo, aceitar o aborto.
 
     E queira a Mãe da Divina Graça apoiar a todos os que envidarem seus preciosos esforços para combater esse cri­me monstruoso, que, de acordo com a doutrina perene da Santa Igreja, "brada aos Céus e clama a Deus por vingança ".
 
 
I
O sagrado dom da vida nesta Terra, prelúdio da vida eterna no Céu
1. Por que a Igreja defende a vida?
 
— A Igreja nos ensina que há um so Deus, todo-poderoso, que criou o Céu e a Terra e todas as coisas que no Céu e na Terra se contém, isto é, todo o universo. A vida, presente na Terra, é, portanto, um dom de Deus, que nos cumpre preservar e orientar para Deus.
2.           Quais as criaturas mais nobres que Deus criou?
    —  As criaturas mais nobres que Deus criou foram os anjos e os homens.
3.           Qual a criatura mais elevada que Deus colocou sobre a Terra?
 
—          A criatura mais elevada que Deus colocou sobre a Terra é o homem, entendendo-se com esta palavra, por simplificação de linguagem, os dois sexos, isto é, o ho­mem e a mulher.
4.           O que é o homem?
 
—          O homem e uma criatura racional composta de alma e corpo. O corpo é gerado pelos pais, e uma alma immortal é criada e infundida por Deus nesse corpo.
5.     O que é a alma ?
 
—          A alma é uma substancia espiritual, dotada de inteligência e de vontade, capaz de conhecer e amar a Deus e O possuir eternamente.
 
6.     Em que momento a alma é infundida por Deus?
 
—     Não há unanimidade entre os autores sobre este ponto. Para alguns, a infusão da alma dá-se desde o primeiro instante da concepção; para outros, ela não poderia preceder ao menos a nidação (isto é, quando o ovo fecundado atinge a cavidade uterina e ali escava uma espécie de ninho, no qual se instala). Autores mais antigos supunham que a alma só seria infundida quando o corpo tivesse atingido um grau de organização mais adiantado. E o que se chamava animação tardia. Com os conhecimentos atuais sobre o desenvolvimento do embrião humano, a tendencia dos autores é considerar a infusão da alma como sendo concomitante à concepção.
7.     Essa tese da "animação tardia" não permitiria que o aborto pudesse ser praticado antes da infusão da alma?
        
—     Mesmo nessa hipótese, o aborto não pode ser justificado, porque, a partir da concepção, estamos já peran­te uma vida humana em formação. Documentos da Igreja o afirmam claramente: "No decorrer da história, os Pa­dres da Igreja, bem como os seus Pastores e os seus Doutores, ensinaram a mesma doutrina, sem que as diferentes opiniões acerca do momenta da infusão da alma espiritual tenham introduzido uma dúvida sobre a ilegitimidade do aborto. (...) Jamais se negou que o aborto provocado, mesmo nos primeiros dias da concepção fosse objetivamente falta grave. Uma tal condenação foi de fato unânime".* Desde o primeiro catecismo elaborado pela Igreja — conhecido como Didakê — o aborto é condenado: ''Não matarás o embrião por meio do aborto" (2,2).
·        Congregação para a Doutrina da Fé, Declaração sobre o aborto provocado, n.7, 1974.
 
8.           Para que é o homem criado por Deus?
 
— Para conhecer, amar e servir a Deus neste mundo, e depois gozar da vida eterna. Portanto, o homem é chama- do a uma plenitude da vida que se estende muito além da existencia terrena, e que consiste na participação da própria vida divina.
9.           Então a vida não termina nesta Terra?
 
— Não. Deus nos criou para nos levar para o Céu, porém não nos obriga a isso e quer que aceitemos voluntariamente esse convívio eterno com Ele.
10. Como manifestamos nossa aceitação do convívio para o qual Deus nos chama?
 
— Pelo cumprimento dos Dez Mandamentos da Lei de Deus, que manifestam nossa conformidade com a vontade divina. A transgressão de qualquer Mandamento indica nossa discrepância com relação a Deus e, portanto nos separa d'Ele nesse ponto.
11.  Toda transgressão dos Mandamentos indica uma ruptura completa com Deus?
 
— Ha transgressões graves (pecados mortais) e leves (pecados veniais). Somente os pecados mortais nos separam absolutamente de Deus. Mas podemos nos arrepender deles e obter o perdão de Deus, através da confissão sincera a um sacerdote autorizado. Os pecados veniais são tambem perdoados no Sacramento da Confissão, ou por atos de penitencia que pratiquemos, ainda que não tenham sido declarados na confissão.
12.  E assim perdoados, vamos diretamentepara o Céu?
 
— Normalmente teremos que passar antes pelo Purgatório, o que é necessário para purificar nossa alma de todo apêgo ao pecado, mesmo venial, bem como para completar a penitencia dos pecados mortais e veniais cometidos, pelos quais, embora perdoados, não fizemos a peni­tencia devida.
 
l l  l
No próximo capítulo: Entendendo o significado do aborto
 
Entrementes ,vejam estes videos curtos no Youtube:
http://www.vida-humana.org/Em%20Defesa%20Da%20Vida.htm
 http://www.youtube.com/watch?v=vuDOWP1MMoU&feature=related

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |