CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A NOSSA CONSCIÊNCIA POLÍTICA



Falar em política, em tempo de eleições pode ser muito taxativo, ou seja, chover no molhado ou também correr o risco de dizer as mesmas coisas acostumadas a falar e ouvir nas nossas conversas diárias, não se referindo ao seu sentido científico e descrevendo-a no sentido pejorativo, dado pelas pessoas desencantadas diante da corrupção e da violência, associando à “politicagem”.
 
Lembramos que com o nascimento da moeda, da escrita e da lei escrita na Grécia Antiga (séc.VIII a VI a.C.), berço da nossa civilização ocidental, surge também a polis (cidade) e a originalidade da cidade grega é que ela está centralizada na ágora (praça pública), espaço onde se debatem os problemas de interesse comum. A origem do público e do privado, do ideal de justiça não dizendo respeito apenas ao indivíduo e aos interesses da tradição familiar, mas à atuação da comunidade.

Portanto, o cidadão participava do destino da cidade por meio do uso da palavra em praça pública, mudando o destino da polis e surgindo uma nova concepção de poder. Isso pode parecer distante da nossa realidade, pois o que conseguimos evoluir, não pense que já é o suficiente para dizermos um basta a tudo. Queremos uma nova direção, tomar rumos idealistas entre Estado e governo, como luta pelo poder, pois discutir política é referir-se ao poder, embora sejam inúmeras as interpretações a respeito do conceito de poder, classificando-o como uma relação pelas quais indivíduos interfiram na atividade de outros indivíduos.

Diz Gerard Lebrun: “Se numa democracia, um partido tem peso político, é porque tem força para mobilizar certo número de eleitores. Se um sindicato tem peso político, é porque tem força para deflagrar uma greve. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que permitam influir no comportamento de outra pessoa. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação.”.

A palavra democracia vem do grego demos (“povo”) e kratia, de krátos (“governo”, “poder”, “autoridade”). Os atenienses são os primeiros povos a elaborarem teoricamente o ideal democrático, dando ao cidadão a capacidade de decidir os destinos da pólis (cidade-estado grega).  Esse ideal sempre apareceu na história, com mascaras diferentes, ora com governantes liberais, ora por utópicos, ora nos ideais socialistas e anarquistas.

Por isso é mais que importante que na sociedade haja mecanismos que permitam a ampla extensão da educação, da discussão, da politização das pessoas, que devam deixar o vício da cidadania passiva, do individualismo, para se tornarem conscientes da coisa pública. Do nosso lugar ao sol, da busca de ideais que realmente valorizam a existência do outro, não como massa ingênua, mas como seres pensantes que viabilizam a proximidade de padrões econômicos satisfatórios para todos.  

Geison Resende Martins
internauta participante

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |