Pe. Marco Antonio Forero, p.s.s., Prof. Felipe Aquino e Devanilson em frente a capela do Seminário |
Na Segunda Feira, 18 de Outubro de 2010, deu-se inicio a II Semana Teologica, promovida pelo Seminário Maior de Brasília, no Colégio Cor Jesu, localizado na Avenida L2 Sul Qd. 615/G - Brasília.
No primeiro dia, esteve presente o Dr. Prof. Felipe Aquino, da Canção Nova, o qual passou a manhã de segunda feira no seminário, conversando com seminaristas e sacerdotes. Após o almoço, Professor Felipe foi levado por alguns membros da comissão organizadora até o local do evento, cujo tema apresentado por ele foi Fé e Ciência em harmonia.
Diácono João Paulo |
Em sua exposição, Professor Felipe destacou a influência que alguns professores, sobretudo os universitários, causam nos jovens, o futuro de uma sociedade. E, infelizmente, salientou Aquino, cresce atualmente violentamente uma luta contra o cristianismo, pois o laicismo se esquece de Deus e dos grandes beneficios que a Igreja fez em prol da humanidade. Geralmente esse ódio é fomentado dentro do campo acadêmico, onde a mentalidade dos jovens estão em formação.
Secretariado da II Semana Teologica 2010 |
Diante dessa preocupação da Igreja, Prof. Felipe destacou a importância da II Semana Teológica, a qual é uma passo para grandes mudanças, um passo para abrir os olhos de alguns professores e estudantes. As universdades não contam a verdaderia História da Igreja nem Universal, ditorce a verdade e se distacia da Beleza que ao longo da História foi construída pela Igreja Católica.
Ao longo de sua apresentação, Professor Felipe destacou alguns cientistas matematicos, fisicos, astronomos, quimicos, medicos, psicologos que mudaram o rumo da ciência e que eram sacerdotes e pessoas muito católicas, de orações diárias. Revelando que nunca houve "Idade das Trevas", isso é uma itentativa de manchar a imagem da Igreja. Nenhum instituição em todo o planeta estudou tanto como a Igreja Católica. todos sabem disso, mas fingem em não saber.
A II Semana Teológica foi aberta ao público e a nossa Diocese está bem representada. |
Já na Terça Feira, 19 de Outubro de 2010, 2º dia da Semana Teológica, esteve presente Pe. Marco Antonio Shettini, cujo tema de sua exposição foi A Fé e a Razão nos Padres Alexandrinos.
Pe. Marco Antonio Forero, p.s.s., Pe. Marco Antonio Schettini e Devanilson |
Pe. Marco Antonio Schettini ao abordar o seu tema nos lembrou que a sabedoria de Deus, uscitada no judaísmo helenístico, teve seu desenvolvimento em Alexandria, Egito, por volta dos primeiros tempos do cristianismo, cerca dos anos 30 ou 40 de nosso período. Nesse contexto destaca-se Filão de Alexandria[1]. Ele viveu no mesmo período que Paulo de Tarso, o Apóstolo dos gentios.
Pe. Schettini salientou ainda que nessa época também a filosofia grega estavam em busca da filosofia do mundo, porém os sábios buscavam a sabedoria dos homens, deixando Deus de lado.
Além de Filão de Alexandria, Pe. Schettini, apresentou outros Padres Alenxadrinos, os quais se destacaram na Patristica, entre eles Basilio, Tertuliano, Irineu, Origenes, Justino e Clemente de Alexandria. Mostrou, sobretudo, que consequencias teve a inlfuência grega nos Padres Alexandrinos, consequentemente na concepção de Fé e Razão.
[1] Filão de Alexandria foi um destacado filósofo judeu helenista (ca. 20 a.C. – ca. 50 d.C.). É uma testemunha importante do cânon por três razões (1) a sua vida se sobrepõe no tempo com a vida terrenal de Jesus; (2) era judeu e vivia em Alexandria, o suposto berço do hipotético cânon mais extenso do Antigo Testamento; e (3) conhecia e utilizava profusamente as Escrituras.
(Fonte: http://conhecereis-a-verdade.blogspot.com/.2010/01/evidencia-do-canon-hebreu-antes-da.html - visitado em 19/10/2010)
AMANHÃ, DIA 21 DE OUTUBRO, O SEMINÁRIO MAIOR DE BRASÍLIA CELEBRARÁ O 3º DIA DA SEMANA TEOLÓGICA, COM DOM FILLIPO SANTORO, BISPO DE PETROPÓLIS/RJ.
0 comentários:
Postar um comentário
DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA