CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Homilia do primeiro Domingo da Quaresma


Homilia do primeiro Domingo da Quaresma
É muito importante aproximar o Evangelho deste domingo do salmo que o precede: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo se abriga na sombra protetora do Todo poderoso”. Esta é exatamente a atitude de Jesus, durante sua vida pública: Ele se mantém simplesmente à sombra do Altíssimo.
A tentação que se apresenta é a de deixar este abrigo, ou melhor, a de duvidar que ele seja seguro, ou ainda mais, de buscar outros abrigos, outras seguridades. Estas três tentações são as mesmas vividas pelo povo de Israel ao longo de toda a sua história bíblica. 
E quando o tentador (seu verdadeiro nome no texto grego ‘o divisor’, o ‘diabo’) se dirige a Jesus, é bem neste contexto que ele se situa: Se tu és o Filho de Deus, tu podes todo o que tu desejas... Tu és grande, podes construir a felicidade a partir de ti mesmo: manda estas pedras se transformarem em pães para satisfazer assim a tua fome imediata.. (primeira tentação). Ou seria melhor para ti de me adorar, eu levaria a bom fim todos os teus projetos... (segunda tentação). Deixa-te cair de bem alto assim Deus estará obrigado a te socorrer... (terceira tentação). Mas Jesus sabe bem que só Deus pode satisfazer todos os anseios mais profundos do homem, e ele decide, portanto, de confiar até o fim, mantendo-se assim à sombra do altíssimo, como no salmo.
Primeira tentação: Quando Jesus começa a sentir fome, o tentador lhe diz: “Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra vire pão’’ e Jesus lhe responde: “As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão”. Frase bem conhecida do povo judeu inteiro. Ela encontra-se no Capitulo 8 do Deuteronômio e trata-se da experiência de Israel durante o êxodo, tendo Moisés como guia: “lembrarás de toda o caminho que o Senhor teu Deus te fez percorrer durante quarenta anos no deserto, afim de fazer-te experimentar a pobreza; colocando-te à prova e assim conhecer o que tens no coração e saber se tu observarias ou não seus mandamentos. Ele te fez viver a pobreza, Ele te fez ter fome e te deu a comer o maná que nem tu, nem teus pais conheciam para levar-te a reconhecer que o homem não vive só de pão, mas que ele vive de toda palavra que sai da boca de Deus”. 

Segunda tentação: segunda resposta de Jesus: O tentador lhe promete todos os reinos da terra; e Jesus lhe responde: “tu te prosternarás diante do Senhor teu Deus e só a Ele tu adorarás”. Ele cita o texto possivelmente mais conhecido de todo o Antigo Testamento, já que este faz parte do famoso “Shema Israel”, a profissão de fé judaica. Mesmo assim é importante fazer notar uma inversão da perspectiva entre as exigências do tentador e os dons gratuitos de Deus. O tentador lhe diz: Começa por te prosternar, e eu te darei (prometendo aquilo que não lhe pertence); ao contrário, Deus começa pelo “dar” e só depois Ele diz: “não esqueças que fui Eu que te dei e confia em mim durante o resto da tua vida”.

Terceira tentação: Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras”. E Jesus respondeu-lhe: “As Escrituras Sagradas afirmam: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus’. Quer dizer, não exigirás de Deus provas de sua presença e da sua proteção; O Filho de Deus sabe que ele está permanentemente ao abrigo do Altíssimo, sem se importar com o que lhe aconteça.
Estas três respostas de Jesus parecem estranhas diante das interpelações do tentador. Visivelmente, o demônio e o Cristo não têm a mesma idéia sobre o Filho de Deus, sobre o Messias. Se tu és o Filho de Deus prova-o - parece dizer o tentador. E Jesus o prova realmente permanecendo fiel a seu Pai.


Pe. Jorge Pacheco


FONTE:
http://www.seminariomaiordebrasilia.com.br




2 comentários:

Diocese de Luziania disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |