CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sábado, 13 de agosto de 2011

JMJ 2011







Acontecerá do dia 16 ao dia 21 de agosto em Madri mais um JMJ ( Jornada mundial da juventude ) que esse ano o lema e " Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé " ( São Paulo ) .




Uma jornada de jovem pela fé algo muito raro hoje em dia, onde jovens buscam o caminho mais fácil para traçar uma dita por eles "felicidade" mas que felicidade e essa sem Deus quais as consequências que isso ira trazer para minha vida isso e fato.

As vezes nos jovens pensamos que podemos tudo sem nos tocar que um dia vem a consequência, tenho um amigo que bebe feito louco e ainda me diz que beber não e pecado por que o próprio Jesus transformou aguá em vinho ( isso e verdade só que ele não bebeu tudo ) . Mas o pecado não esta em beber e sim no exagero no meu ver tudo que passa da conta e pecado. De uma coisa estou certo: os jovens não estão bem. A crise de valores que assola o mundo tem nos jovens suas maiores vítimas. A falta de uma consciência crítica diante da realidade deixa os jovens sem entender a vida e sem um ponto de vista claro. Na minha comunidade um grande número de jovens pensa muito pouco e não planeja nada para a vida. Há uma especie de imã que atrae os jovens e os levam para outros caminhos.
               Os jovens estão cada vez mais descrentes no mundo diante dos grandes escândalos que regem a sociedade: política, religião o mundo. Eles não acreditam mais nos governantes. Acusam a todos de serem corruptos e não crêem no poder do voto como fator de transformação da sua propria realidade. Eles acusam a Igreja de ser capitalistas e de valores ultrapassados e de estarem distantes de seu mundo. Os jovens não entendem o linguajar da Igreja, assim como sua maneira de lidar com as questões de ordem moral. Apesar dos proprios jovens serem consumistas e usuários dos bens produzidos pelo sistema de capitalismo, os jovens reclamam do mundo ser tão desigual . Ao mesmo tempo em que usam e abusam dos meios pós-modernos de comunicação de massa, eles se sentem vazios e incompreendidos.
              A Igreja tem suas prioridades institucionais e pastorais. Creio que seja urgente a revisão conceitual de alguns princípios morais que se tornaram moralizantes. As expressões “não cometa”, “condenamos”, “proibimos” etc. não são aceitas pelos jovens. Eu como jovem Costumo dizer que quanto mais se proíbe e se condena, mais nos queremos fazer aquilo que é proibido e condenado. A mudança de linguagem e abordagens de questões de ordem moral devem ser revistas pela Igreja. Os jovens não ligam para condenações e proibições, assim como não ligam para conveções ditas na igreja . Eles dizem que a intenção da Igreja pode até ser boa e construtiva, mas a maneira de se abordar as questões é ruin. O jovem em si não se dá com leis, normas, códigos, etc. porque a construção da liberdade faz parte de suas vidas. Os jovens querem ser felizes, mas não entendem felicidade como sinônimo de "enquadramento" . É impossível enquadrar os jovens em leis e normas de ordem disciplinar. 

               A Igreja precisa dialogar com os jovens. Escutar o que os jovens têm para dizer. Estar atenta aos anseios dos jovens. É necessário construir com os jovens as normas que devem reger suas vidas. Toda lei ou norma que não levar em conta a realidade dos jovens não é aceita nem observada. Somente os jovens mais engajados da Renovação Carismática Católica e das novas Comunidades de Vida é que buscam ler e observar as orientações da Igreja em matéria de moral sexual. Os demais jovens, principalmente os que não freqüentam grupos e igrejas desconhecem tais orientações e quando tomam conhecimento das mesmas, recusam-se a aceitar e obedecer. Estou em contato com muitos jovens e percebo isto neles.
             Os jovens não estão perdidos. Ninguém está perdido. Há uma crise de valores e de participação juvenil na vida da Igreja. A situação dos jovens é crítica e precisa ser considerada. O jovem precisa ser priorizado. Não há necessidade de se tirar o jovem de seu mundo para levá-lo ao mundo do louvor e da prece. O que os jovens querem é viver. Eles precisam de dignidade e esta se dá na vida cotidiana de cada um deles.



Leandro Pedrosa
Aguas lindas de Goias

(61) 93121360

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |