CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Especial 80 anos de D. Frei Agostinho, OFMConv.


No início da minha busca vocacional, desejando entrar na Ordem Franciscana, duas vezes tinha recebido respostas negativas.

escrito por Frei Marcelo

D. Frei Agostinho Stefan, OFMConv -  80 anos de vida "uma história de amor e doação"

Frei Agostinho, frade franciscano polonês, nasceu aos 29 de novembro de 1930, foi o primeiro missionário da fundação que hoje é a atual Província São Maximiliano Kolbe do Brasil dos Franciscanos Conventuais. Seu batismo e sua primeira comunhão se deram às portas da 2ª Guerra mundial, que tanto horror causaria ao mundo de seu tempo. Aos 16 anos de idade, foi ungido com o óleo do Crisma e neste mesmo período de sua adolescência, entrou na vida religiosa franciscana, após ter sido recusado duas vezes por falta de escolaridade mínima e idade adequada. Mas isso não foi suficiente e o mesmo foi acolhido na Ordem dos Frades Menores Conventuais em agosto de 1948. Veja o que diz Frei Agostinho ao Santo Padre em carta:  


"No início da minha busca vocacional, desejando entrar na Ordem Franciscana, duas vezes tinha recebido respostas negativas. Quando fiz o terceiro pedido, e este tinha chegado aos superiores no aniversário da morte de S. Maximiliano Kolbe [14.08], então em atenção àquela coincidência, fui escolhido." (Carta ao Santo Padre: 03.08.2004. Arquivo Provincial/Professos Solenes/Frei Agostinho).

As invasões dos alemães na Polônia desse tempo, prejudicaram por algumas vezes, os estudos de Frei Agostinho mas, o mesmo, incansavelmente não absteu-se do projeto de ser um Frade Menor Conventual. Aos 31 de agosto de 1951, Frei Agostinho professou seus primeiros votos de pobreza, obediência e castidade. Os votos solenes fez aos 04 de outubro de 1953, festa de São Francisco de Assis. Em 1958 foi ordenado diácono na Catedral de Varsóvia e no mesmo ano aos 3 dias de agosto de 1958 aconteceu sua ordenação presbiteral.


Sua formação intelectual e acadêmica inicia-se nos cursos seminarísticos para a ordenação presbiteral, porém, se estendem na Universidade Católica de Lublin onde fora enviado pelos superiores a cursar a Teologia Fundamental concluindo assim, seu mestrado em 1962 e o doutorado aos 13 de junho de 1966.

 Sua atividade pastoral desde o início de seu ministério franciscano é marcadamente a formação religiosa e por esta manteve-se por sete anos mestre de noviços da Província de Varsóvia.

Neste mesmo período São Maximiliano foi beatificado, mais precisamente aos 17 de outubro de 1971. A beatificação desse novo santo franciscano impulsiona o Ministro Geral de toda a Ordem o Revmo. P. Frei Antonio Vitale Bommarco, eleito em 20 de maio de 1972 no Capítulo Geral. O mesmo é reconhecidamente o Ministro Geral que dará amplo caminho e incentivo para as missões dos Conventuais na África e América Latina, uma vez que o Beato Maximiliano Kolbe tantas vezes quiz  expandir a Ordem pelo mundo afora. O mesmo aconteceu na Província Mãe de Frei Agostinho, como o mesmo escreveu no texto abaixo:

"Por ocasião da beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe e da extraordinária difusão do conhecimento da santidade dele no mundo inteiro, a Província-Mãe dele decidiu abrir um novo campo de trabalho apostólico. Depois de muitas reuniões optou pelo Brasil. Por um argumento especial serviu uma clara menção do Frei Maximiliano que enumerava o Brasil dentre os países por onde queria fundar a Ordem". (Folheto descritivo datilografada da Missão da Província Polonesa da Imaculada em Uruaçu-GO ca.1974/1975. Arquivo Provincial/professos solenes/frei agostinho/ cartas digitalizadas).

Após alguns estudos preliminares, foi escolhido o Brasil e Frei Agostinho enviado para dar início à Missão Franciscana Conventual nestas terras. Assim, aos 4 de outubro de 1974 partiu para o Brasil a bordo do navio italiano Cristoforo Colombo trazendo consigo a clara afirmação e mandato:
"P. Stephanus Augustinus Januszewicz primus sufficienter praeparatum religiosorum e Província Polona causa apostolicae actionis de mandato Nostro ad Brasiliam adit". ( Carta Protocolo do P. Marius Paczóski. N.D. 1129/74 de 26.08.1974. Arquivo Provincial/professos solenes/frei agostinho).


 Depois de 12 dias de travessia do Atlântico, aportou no Rio de Janeiro aos 16 de outubro de 1974 e já no Brasil sua meta foi fundar o primeiro convento e dár-se ao apostolado através dos meios impressos.
Por esta causa, estando ainda hospedado no Convento dos Franciscanos Conventuais no Rio de Janeiro escreveu a primeira carta aos bispos do Brasil dizendo:
"Alguns dos Franciscanos Conventuais (OFMConv.)[...] da província da Imaculada Conceição [...] estão chegando para o Brasil para cooperar na grande obra de Evangelização. Um dos Frades acabou de chegar e outros três chegarão em Janeiro de 1975 [...] eles ainda não decidiram em que lugar vão morar e trabalhar. Eles pretendem no futuro - se Deus quiser - fundar seu Noviciado e seu Seminário e desenvolver também ações de seu Apostolado Franciscano (tipografia, radio, etc.) para o serviço do Povo de Deus". (Carta "Uma proposta" aos Bispos "em aberto e sem nomes" de 06.11.1974. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).

Várias foram as repostas à proposta de Frei Agostinho, mas a carta de 11 de novembro de 1974 lhe abre um campo difícil de ser negligenciando devido às emocionantes palavras de D. José Chaves: " Vinha percorrendo [...] 250 quilômetros e pensando como resolver o sério problema de tantas almas sem assistência quase alguma, quando ao chegar em casa leio sua alvissareira carta.[...] Recebo os Franciscanos Conventuais da Polônia, [...] genuflexo e de braços abertos. Venham o quanto antes[...]." (Carta de D. José Chaves de 11.11.1974. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho). Desta forma, na resposta Frei Agostinho diz: " Neste momento nada é decidido. [...] a carta da sua Exª Revma. por enquanto é a primeira[...] Vou anunciar a minha vinda o quanto antes". (Carta resposta de Frei Agostino a D. José Chaves de 15.11.1974. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).

Após esta primeira comunicação evoluiu-se as negociações e D. José Chaves concedeu-lhe a graça de estar naquela cidade e ali iniciar a história desta, que é Província São Maximiliano do Brasil. Assim, em 29 de maio de 1975, Frei Agostinho se instala com mais 4 frades em Uruaçu - GO. Daí iniciou uma insistente busca de um local propício para fundar o Convento da Imaculada Conceição de Maria (Jardim da Imaculada) chegando quase a fazê-lo em Santa Antônio do Descoberto -GO, segundo proposta do Bispo de Anápolis D. Epaminondas José de Araujo, conforme descrito abaixo:

"[...] Agora já tenho uma primeira minuta de doação que a Diocese de Anápolis vai fazer a vocês Conventuais. [...] A Diocese de Anápolis doa dois alqueires e meio aos Padres Franciscanos Conventuais da Província polonesa de B.M.V.I para construírem um mosteiro e outras salas para fins de apostolado e promoção humana." . (Carta 33. De D. Epaminondas, Bispo de Anápolis de 07 de outubro de 1975. Arquivo Provincial/professos solenes/frei agostinho/ cartas digitalizadas).

 Mas as negociações não foram adiante com relação a doação do Bispo Epaminondas, e em 1977 fundou na Cidade Ocidental - GO o Convento sonhado. Hoje centro da Espiritualidade Franciscana e Mariana no Entorno do Distrito Federal.
Desde então, Frei Agostinho tornau-se o presbítero pioneiro da evangelização na vasta área populacional que vai de Luziânia até o Valparaíso de Goiás, seus confrades, em especial o Frei Miescislau será seu principal colaborador na construção de várias igrejas e missões. Fato curioso e narrado oralmente pelos frades missionários é quando Frei Agostinho e Frei Miecislau chegam à Cidade Ocidental - GO em 1977. Os mesmos não tendo como anunciar que na cidade já tinha padres residentes, simplesmente colocaram cartazes nas ruas, casas e bares avisando a todos que já chegaram os frades franciscanos e que já celebrariam as missas nas casas de família, casas comerciais e até mesmo na rua.


Em 1983 na alegria dos começos franciscanos da Missão no entorno de Brasília, e com as bases estruturadas do Convento da Imaculada Conceição (Jardim da Imaculada), Frei Agostinho tem a alegria de ser o Primeiro Custódio nomeado da Custódia de São Maximiliano do Brasil. No convite datilografado diz Frei Agostinho:

"Na data de 17 de outubro último, nossa missão católica do B. Maximiliano Maria Kolbe foi promovida para ser Custódia [...]. Para nós este é um fato marcante." (Carta "Convite" de 08.11.1983. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).

 Passado esta fase, Frei Agostinho aos 29 de março de 1989 é nomeado pela Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Luziânia - GO, recém criada diocese, a qual será ele fundador.

E desde então serviu incansavelmente o povo do entorno de Brasília na Diocese de Luziânia por 15 anos [1989 - 2004] até sua aceitação de renúncia pela Sé Apostólica aos 25 de agosto de 2004, completando, desta forma seus 30 anos de missão no Brasil. O mesmo resume sua missão episcopal e solicitação assim:

 "Foram mais de quinze anos de serviço direto e um tanto sofrido para esta Igreja Diocesana.[...] Estou grato ao Santo Padre que tem atendido um pouco antes do prazo costumeiro, ao meu pedido reiterado. O motivo que me levou a esta atitude foi o desejo de ir prestar algum serviço missionário, por menor que seja, na Amazônia!" (Carta de D. Frei Agostinho ao Ministro Provincial Frei J. Benedito aos 15.09.2004. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho)

A partir de sua aceitação de renúncia inicia-se uma nova e impressionante etapa de sua vida ao serviço de Deus e da humanidade. É o sonho da missão da Amazônia. Assim escreve ainda D. Frei Agostinho:

"Estando dentro da CNBB, pude ouvir, todos os anos, apelos dramáticos em prol da Igreja naquela vastíssima região do Brasil. Não poderia ficar surdo a tais apelos.[...] Do ponto de vista jurídico, o Cân. 707 § 1 faculta o bispo religioso aposentado a liberdade de escolher o lugar para a sua permanência. Então eu escolhi." (Idem, Arquivo Provincial...).


Frei Agostinho parte então dia 01 de janeiro de 2005 para a prelazia de Tefé, onde anteriormente já havia mantido contato conforme nos revela nesta carta:

 Depois da oficialização da notícia [da renúncia] estou para entrar em contato com a Comissão Episcopal para a Amazônia, na CNBB, para definir e localizar o meu serviço missionário. Estou animado e espero pelo menos em dezembro, antes do Natal, partir para a nova "Terra Prometida"... (Carta de D. Frei Agostinho ao Núncio Apostólico D. Lorenzo aos 15.09.2004. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).

 Mais tarde D. Frei Agostinho, estando já na designada cidade de Juruá-AM escreve pela primeira vez aos frades da província comunicando suas primeiras impressões:

"Hoje, 25 de janeiro de 2005, estão completando duas semanas quando comecei a pisar neste solo de minha "terra santa"[...] Enquanto estou escrevendo estas linhas, vejo pela janela aberta que um grupo de homens, debaixo da árvore na praça da Igreja estão tomando cachaça e contando velhas histórias gozadas...E eu?!... [...]Desde que cheguei celebro as missas [...] poucas pessoas [...] uma aproximação e uma amizade vai exigir de longa hibernação... Então paciência!" (Carta aos frades da Província de 25.01.2005. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).


Mais tarde, após um ano de serviço simples e despojado de D. Frei Agostinho em Juruá, o mesmo começa sua via crucis da saúde com uma simples hepatite, devido à contaminação da água. Depois, no início de 2008, uma surpresa após a chegada de Frei Janusz Daneck para a missão em Juruá, D. Frei Agostinho se sente mal e parte para Tefé e Manaus no dia 17.03.2008, juntamente com Frei Junusz, onde é operado pela primeira vez no intestino. Assim descreve Frei Janusz o acontecido por meio de e-mail e publicado no Communicatio Provincialis:

"Dia 4 de abril, Dom Agostinho recebeu alta do hospital e encontra-se na casa das Irmãs Salesianas. Gostaria de mencionar aqui, que durante todos estes dias, apesar de grande risco de infecção, Dom Frei Agostinho não teve febre, sua pressão é normal 11/7, 12/8, 13/9 e os exames de sangue, realizados várias vezes, não indicam qualquer problema. Estamos aguardando o resultado de exame histopológico. [...] Junto a Dom Frei Agostinho está Frei Mário Pruszak, que neste dias chegou para Manaus do Jardim da Imaculada. [...]Refletindo, dou graças ao Bom Deus pelo fato que, no dia 17 de março, Dom Frei Agostinho conseguiu chegar a Manaus em um só dia". (Communicatio Provincialis de 08.04.2008, Documento virtual impresso. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).

Após sua estável melhora D. Frei Agostinho veio para Brasília, preparando antes de tudo sua comemoração dos 50 anos de vida presbiteral, que teve como ponto de partida a celebração eucarística e a festa de seu jubileu no dia 31 de maio de 2008, no Convento da Imaculada Conceição de Maria, o Jardim da Imaculada por ele fundado em 1977 . Nesta ocasião, D. Frei Agostinho nos testemunhou sua alegria e felicidade de, com sua família franciscana poder celebrar e jubilar-se na vida presbiteral. Testemunho de sua singela alegria e emocão são os vídeos abaixo:

Mais tarde, após um ano de serviço simples e despojado de D. Frei Agostinho em Juruá, o mesmo começa sua via crucis da saúde com uma simples hepatite, devido à contaminação da água. Depois, no início de 2008, uma surpresa após a chegada de Frei Janusz Daneck para a missão em Juruá, D. Frei Agostinho se sente mal e parte para Tefé e Manaus no dia 17.03.2008, juntamente com Frei Junusz, onde é operado pela primeira vez no intestino. Assim descreve Frei Janusz o acontecido por meio de e-mail e publicado no Communicatio Provincialis:

"Dia 4 de abril, Dom Agostinho recebeu alta do hospital e encontra-se na casa das Irmãs Salesianas. Gostaria de mencionar aqui, que durante todos estes dias, apesar de grande risco de infecção, Dom Frei Agostinho não teve febre, sua pressão é normal 11/7, 12/8, 13/9 e os exames de sangue, realizados várias vezes, não indicam qualquer problema. Estamos aguardando o resultado de exame histopológico. [...] Junto a Dom Frei Agostinho está Frei Mário Pruszak, que neste dias chegou para Manaus do Jardim da Imaculada. [...]Refletindo, dou graças ao Bom Deus pelo fato que, no dia 17 de março, Dom Frei Agostinho conseguiu chegar a Manaus em um só dia". (Communicatio Provincialis de 08.04.2008, Documento virtual impresso. Arquivo Provincial/professos solenes/frei Agostinho).

Após sua estável melhora D. Frei Agostinho veio para Brasília, preparando antes de tudo sua comemoração dos 50 anos de vida presbiteral, que teve como ponto de partida a celebração eucarística e a festa de seu jubileu no dia 31 de maio de 2008, no Convento da Imaculada Conceição de Maria, o Jardim da Imaculada por ele fundado em 1977 . Nesta ocasião, D. Frei Agostinho nos testemunhou sua alegria e felicidade de, com sua família franciscana poder celebrar e jubilar-se na vida presbiteral


Após ter celebrado seus 50 anos de vida presbiteral, D. Frei Agostinho vai à Fátima, em Portugal e para Polônia, para celebrar com os seus esse jubileu. Ao voltar permaneceu na província por algum tempo ansioso do retorno à Juruá-AM. Seu desejo era neste momento de estar bem de saúde para retornar, mas os exames médicos o convocam para outra cirurgia e é internado aos 25.02.2009 no Hospital de Base em Brasília - DF.

Sua recuperação consistiu em vários meses internado, em um estado que por vezes pareceu sem retorno. Mas, sua alta veio e sua surpreendente recuperação também. Esteve alguns meses em Anápolis - GO junto ao Bispo D. Frei João Wilk, OFMConv. que prontamente o acolheu para a recuperação acompanhada da saúde. Estando agora em Brasília na Cúria Provincial, pode novamente com a sua família franciscana concluir seus 80 anos de vida, festa que celebrou dia 30 de agosto de 2010, no Santuário São Francisco de Assis em Brasília.

"Os 80 anos de D. Frei Agostinho é para nós um exemplo de força e vitalidade espiritual. Um homem de fé, modelo para nossa Província Franciscana em Brasília", disse o Ministro Provincial Frei Norberto de Moura Cruz na homilia da festa.

Mais fotos poderão ser vistas em nossa conta do Picasa.


D. Frei Agostinho Stefan
Onomástico de 80 anos de vida
celebrado no Santuário São Francisco de Brasília - DF
Pax et Bonum!


Frei Marcelo Veronez
Secretário Provincial




FONTE: http://www.franciscano.org.br/v3/pages/texto.php?id=168

1 comentários:

Anônimo disse...

D. Frei Agostinho Stefan, OFMConv - é uma carta de Cristo que vale apena ser lida. (2 Cor 3,2). De fato, seu exemplo de vida é uma história de amor e doação. Diac. Osmar missionário da arquidiocese de Brasília em Caracaraí-RR

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |