CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

III CONGRESSO VOCACIONAL NACIONAL

A Diocese de Luziania foi representada por Devanilson no III Congresso Vocacional do Brasil, ocorrido dos dias 03  a 07 de Setembro em Itaici, município de Indaiatuba (SP),
A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB encerrou, na terça-feira, 7,  o 3º Congresso Vocacional do Brasil. Durante cinco dias, 386 animadores vocacionais de todo o país estudaram e debateram o tema “Discípulos missionários a serviço de todas as vocações”.

Discretamente na penúltima fileira do auditório Rainha dos Apóstolos da Casa de Retiro Vila Kostka, onde se realizou o Congresso, assentou-se o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Atento, ele acompanhou a exposição dos assessores, as intervenções dos participantes e toda a condução dos trabalhos presididos pelo bispo da prelazia de São Felix do Araguaia, dom Leonardo Ulrich Steiner.
A poucas horas do fim do Congresso, dom Geraldo concedeu uma entrevista exclusiva à Assessoria de Imprensa da CNBB e falou do significado deste evento para a Igreja no Brasil. “As grandes instituições de Aparecida são retomadas neste Congresso que procura aplicar para o setor específico da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional, as próprias Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, disse dom Geraldo.
O presidente da CNBB disse, ainda, que o Congresso recordou a necessidade de se levar em conta a variedade das vocações na Igreja e não considerar os leigos como colaboradores dos ministros ordenados. “Não são os leigos os colaboradores dos ministros ordenados, é o inverso; somos nós, ministros ordenados, que estamos a serviço do laicato, do povo santo de Deus”.
Dom Geraldo falou, também, da vocação específica do leigo que milita na política. “A ação político-partidária, como lembra o papa [João Paulo II], é mais compatível com a vocação do cristão leigo e leiga que do ministro ordenado, por razões óbvias. O ministério da palavra não pode ser comprometido por nenhuma posição político-partidária”.

 No aeroporto, ao voltar para Braslília, Devanilson encontrou com Pe. Francis Bonnici, representante do Vaticano (Pontificia Opera per le Vocazioni Sacerdotali / Congregazione per l'Educazione Cattolica), com Dom Paulo Beloto (Bispo de Formosa/GOIAS), Max (Representante da Arquidiocese de Goiania). Fonfira as fotos.



Para saber mais ou ter acesso aos documentos (frutos do encontro): CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |